sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sua Empresa tem o Profissional dos seus Sonhos?


"Não tenha pressa, mas não perca tempo" 
Saramago

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor acredita que o mercado de recursos humanos está cheio de profissionais prontos para trabalhar em sua empresa. Isto não é verdade, há uma distância muito grande entre os profissionais disponíveis no mercado e aquelo que a empresa deseja.

Além desta distância, tudo tem um custo e, o pequeno empreendedor, nem sempre está disposto ou tem condições de pagar pelo profissional que ele tanto sonha.

Isto deve ser encarado como um problema, mas não podemos esperar que o mesmo se resolva, porém algumas atitudes podem ser postas em práticas para facilitar a vida do empreendedor. A Administração tem quatro ferramentas básicas: CONTROLE, DIREÇÃO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO. Esta última pode ser a solução do problema para a falta de mão de obra treinada e/ou sonhada.

Neste casoORGANIZAR pode ser aproveitar a equipe atual para desenvolver manuais de procedimentos para todas as atividades da empresa, alguns chamam estes manuais de Qualidade e, outros, até batizam de ISO, TS, QS, etc. Isto mesmo, a sua empresa pode ter um padrão de qualidade e deixar de ficar na mão de alguns funcionários, normalmente mais antigos e às vezes caros e, por isso, difícil de se encontrar no mercado.

Vejamos o exemplo do McDonald’s, um produto caro, de sucesso, padronizado e realizado por adolescentes, normalmente pessoas simples e sem uma grande formação, e tudo funciona perfeitamente e rápido. Por quê? Porque eles têm um Manual de Procedimento. Imaginar que fazer lanches seja fácil, pode ser um engano, quantas vezes você já demorou para ser atendido em algum lugar aguardando um simples lanche ou café?

Sugiro facilitar o trabalho daquele profissional que não é dos seus sonhos. Invista em organização e colherá benefícios na manutenção dos recursos humanos. Dê atividades de maneira clara e simples, ou seja, com manuais de procedimentos. Não se esqueça do acompanhamento, não basta entregar um livro grosso e técnico e, normalmente de leitura chata, motive-o a se interar e usar o manual como uma ferramenta de gestão. Audite sempre para ter certeza de que o manual é usado ou não esteja defasado.

Quando JK trouxe as montadoras de automóveis para o Brasil, as montadoras só vieram devido a uma série de garantias e, dentre elas, que o Governo investisse em mão de obra especializada, pois de nada adiantaria vir com todos os procedimentos definidos de seus países e não ter pessoas preparadas para trabalhar. Então surgiu o SENAI.

Como para sua empresa, nem sempre é possível aproveitar esta mão de obra, vamos arregaçar as mangas e começar a montar o MANUAL DE QUALIDADE DA SUA EMPRESAafinal, negócios foram feitos para ser rentáveis


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário