"Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito"
Henry Ford
- Adicionado mais alguns ingredientes que custam R$0,20, o custo total dos materiais da gemada será de R$1,20;
Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem a percepção de que o seu preço de venda está fora da realidade do mercado e arbitrariamente decide reduzi-lo sem avaliar os reais impactos desta decisão.
Vamos analisar um cenário imaginário, porém bastante comum em meus clientes:
- Uma fábrica de gemada utiliza a gema do ovo para fazer o seu produto principal: A GEMADA;
- Um ovo custa R$1,00;
- Um ovo custa R$1,00;
- Adicionado mais alguns ingredientes que custam R$0,20, o custo total dos materiais da gemada será de R$1,20;
- Para simplificar a análise, não consideraremos os custos fixos, mas vamos imaginar que o custo da Gemada do concorrente seja R$0,90;
- R$1,20 é o custo da empresa em análise, R$0,90 é o custo da concorrência, algo de errado está acontecendo no custo da empresa em análise (???);
- Eis que surge o empreendedor, acompanhado de seus assessores, e percebe que o custo da clara de ovo está sendo embutido no custo da Gemada e, por isso, o preço não está competitivo. A decisão tomada: passar a cobrar o custo do ovo somente com a gema.
- Desta forma, de maneira arbitrária ou até mesmo técnica, conclui-se que o custo do ovo é montado de metade por gema e a outra metade por clara. Agora o custo da gema passa a ser R$0,50, que somado ao custo dos demais ingredientes formam R$0,70 para o custo da Gemada. Perfeito, a empresa em análise passou a ter um custo de Gemada competitivo ao mercado (R$0,90);
CUIDADO, se a clara do ovo é descartada, não tem aproveitamento ou então é estocada com a perspectiva de no futuro encontrar o que fazer, não faz sentido embutir no custo da gemada o custo do ovo PROPORCIONAL, pois a empresa de GEMADA gastou R$1,00 para comprar o ovo e precisa buscar este valor de volta. Somente se a clara tiver alguma utilidade ou perspectiva de um consumo próximo, fará sentido cobrar o custo do ovo proporcional.
Enfim, se o negócio não gera recursos suficientes para pagar o ovo inteiro, está na hora de parar e refletir, pois pode ser que o mesmo não seja viável, afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Muito bom o raciocínio!
ResponderExcluirOlá Renata, muito obrigado pelo prestígio. São estes os incentivos que nos fazem compartilhar nossas experiências. Sucesso.
Excluircusto é custo, mas como estamos vivendo momento em que o capital esta muito volatil, temos de analisar o contexto geral, isto é todos os fatores alem dos obvios que envolve e provocam estas perdas, principalmente a sazonalidade do clima e do mercado fisico,da bm&f e dos ceasas, concorda ou não?
ExcluirPerfeito, custo é custo. O desafio é a correta alocação do mesmo.
ExcluirAdemilson Queirós
ResponderExcluirExcelente exemplificação.
Parabéns, Edson.
ExcluirSeu texto, muito didático e escrito de forma clara, é um excelente exemplo de gestão de custos.
Gostei muito da explicação, muito clara. Posso levá-la para aula como leitura complementar! (com a devida citação de autoria, é claro!)?
ResponderExcluirClaro que pode. Obrigado pelo pretígio.
ExcluirParabéns, muito boa explicação.
ResponderExcluirGostei muito do texto parabéns...
ResponderExcluirOlá Francisca, obrigado pelo prestígio e incentivo. Sucesso!
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirMarcelo, muito obrigado pelo prestígio.
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