domingo, 7 de agosto de 2011

Uma Simples Pesquisa de Mercado

"Ter orgulho do seu passado não significa ficar preso a ele"
recebido pela internet
 
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor, quando se envolve em um empreendimento, deixa a emoção tomar conta da razão e, em muitos casos, toma a decisão sem antes avaliar o potencial de mercado onde empreenderá.

Quando falamos em pesquisa de mercado, é provável que lembremos de uma equipe de estagiários espalhados pelas ruas obtendo dos transeuntes diversas informações que serão tabuladas, analisadas e apresentadas ao potencial empreendedor sobre o que o mercado acha do novo negócio.

Dependendo do resultado da pesquisa, o empreendedor decidirá o rumo e as ações que serão tomadas no novo negócio. Parece muito complicado e caro? Parece também longe da realidade da maioria dos empreendedores do Brasil? O que fazer? Arriscar todas as fichas nesse novo empreendimento e seja o que for? Esta é a decisão da maioria dos pequenos e médios empresários brasileiros.

Há várias formas de se fazer pesquisa de mercado, muitas delas são simples e baratas. Veja uma situação que presenciei ao longo de minha carreira:

Conversando com um dono de um bar no interior de São Paulo, aprendi uma lição fantástica de pesquisa de mercado. O mesmo me dizia que quando resolveu comprar um bar, procurou pela cidade alguém que estivesse interessado em vender um. Ao encontrar, surgiu a dúvida, será que o ponto é bom? Por que será que está a venda? O giro mensal informado está correto? Após estes questionamentos, resolveu fazer a sua pesquisa de mercado. Esperou até que um caminhão de cervejas chegasse para fazer a habitual entrega e perguntou ao motorista:

- Você entrega muitas cervejas neste bar?

- Sim, mas por que este interesse? Respondeu o motorista.

- É que estou interessado em comprar este bar – questionou o potencial empreendedor.

- Se está interessado em comprar, sugiro comprar um outro. Este outro compra quase o dobro de cervejas do que este e está à venda porque o proprietário precisa se mudar da cidade.

E assim o dono do bar, do interior de São Paulo, me contou como decidiu comprar o seu bar.

Vejam que exemplo simples, rápido, barato e objetivo de se fazer pesquisa de mercado. Será que o empreendedor que está interessado em lançar um novo produto ou um novo empreendimento não poderia tirar proveito deste exemplo, para mim fantástico, de como fazer uma pesquisa de mercado e deixar a razão tomar conta da emoção por alguns instantes? Afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira

Consultor de Custos e Estratégias

edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br



Um comentário:

  1. Gostei bastante do artigo. A dica é simples, mas demonstra bastante a realidade empresarial.

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