“A maioria das empresas não
precisam de concorrência para os seus fracassos. A própria administração é auto-suficiente
para isto”
Odete Martins – Executiva de Negócios
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem dificuldade em admitir sua
incompetência à frente de sua empresa. Normalmente este empreendedor age muito
mais com a emoção do que com a razão e, não percebe que a solução de seus
problemas está na mudança de suas atitudes.
Vejamos exemplos muito comuns que encontro em meus trabalhos de
Consultoria:
- Há empreendedores que não percebem que são referência em seus negócios
para a sua equipe, então têm comportamentos inadequados para um ambiente
profissional e espelha para a sua equipe este comportamento, resultado,
dificuldades nos negócios.
- Há empreendedores que não querem entender como trabalham a
concorrência, quais os seus pontos fortes e fracos e as diferenças entre o seu
negócio e o deles, para em cima deste conhecimento, tirar vantagens
competitivas, resultado, dificuldades nos negócios.
- Há empreendedores que não querem perder negócios e abaixam seus preços
a níveis incompatíveis com a estrutura de custos de sua empresa, em muitos
casos acreditam até que desta forma é possível obter uma “vendinha” para girar
o negócio e mantê-lo vivo, resultado, dificuldades nos negócios.
- Há empreendedores que querem manter um padrão de vida incompatível com
a capacidade de geração de recursos de sua empresa, normalmente suas retiradas
são a maior participação dos custos fixos da empresa, resultado, dificuldades
nos negócios.
- Há empreendedores que acreditam que podem contratar quaisquer pessoas
para trabalhar na área comercial, pagar uma boa comissão e este profissional
morrerá de vontade de ganhar dinheiro e baterá recorde de vendas. Para ser
vendedor deve se ter talento, motivação e compromisso; Resultado, não consegue
formar uma equipe de vendas coesa e dificuldades nos negócios.
- Há empreendedores que não percebem que sua concorrência não está
somente em outras empresas que fazem o mesmo produto ou serviços de sua empresa,
mas nas prioridades de gastos dos consumidores, por exemplo, se há uma
necessidade de comprar um equipamento eletrônico e também um pacote de viagem,
talvez o consumidor opte somente para a compra de um dos dois por questões de
prioridades e, a loja que vende o equipamento eletrônico e a loja que vende o
pacote turísticos se tornaram concorrentes, resultado, dificuldades nos
negócios.
Caro empreendedores, vamos eternamente rever conceitos, pois o mundo
gira, muda, evolui e não está nem ai para o que você acha ou pensa. É melhor
procurar entender as regras do jogo para jogar da melhor maneira possível,
afinal, negócios foram feitos para ser
rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA
EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
Consultor de Custos e Estratégias
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