sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Se é Para Ousar, Que Seja em Toda a Empresa

Muitas coisas pequenas tornaram-se grandes pelo tipo certo de propaganda
Mark Twain

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não está atento às reais necessidades de investimentos.

É muito comum depararmos com empreendedores ousados que investem grandes valores nas mais variadas tecnologias de informação, tecnologias de produção, produtividade, modelos de gestão da qualidade, treinamento em equipes produtivas e, espera com isso, obter um grande retorno de seus investimentos.

Para investir, muitos empreendedores são tão ousados que compram a primeira tecnologia que encontram, não fazem uma devida análise de seus impactos, tempo de retorno do investimento e, até, se determinado investimento é crucial para o seu negócio.

Para realizar os investimentos, muitos empreendedores são tão ousados que vão ao mercado financeiro buscar recursos para seus investimentos. É tanta ousadia que, ficar devendo, passa a ser uma rotina e uma sensação de que este é o caminho certo para ganhar bastante dinheiro. Tudo em prol da produtividade, qualidade e controles.

Não sou contra esta ousadia e nem contra investir em produtividade, qualidade, controles e, muito menos, em ter dívidas, o que estou tentando chamar a atenção é a quantidade de empreendedores ousados em investir em tudo isso, mas não tão ousados em investir na área comercial. Até investem em marketing, mas na hora de investir em uma equipe coesa, treinada e motivada em vendas, o mesmo empreendedor perde a ousadia e tem a sensação de que o vendedor de sua equipe é um explorador, mercenário que, primeiro deve mostrar resultados e, depois, ser recompensado.

Pode estar havendo ai uma grande inversão de valores, pois quando se investe em tecnologias, a mesma, que normalmente são caras e deixam uma conta para se pagar, também não garantem retorno (como na contratação de um “bom” vendedor), mas a sensação é que a partir deste investimento, tudo ficará melhor, mas na maioria das vezes, as empresas se encontram ociosas e querem que, um vendedor desmotivado, sem investimento em formação ou ajuda de custo, resolvam os seus problemas.

Vamos refletir, pois o mundo gira e não está nem aí se o empreendedor deve ou precisa faturar mais. Para faturar mais, nem sempre os investimentos tecnológicos são a garantia.

Investir em uma equipe de vendas motivada pode trazer mais negócios para empresa, direcionar o investimento tecnológico mais adequado e a fidelidade dos vendedores, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário