sexta-feira, 22 de junho de 2012

Capacidade Técnica e Emocional


Entre o nascimento e a morte, há um pequeno intervalo. Aproveite-o
(Ditado Popular)

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem uma forte capacidade técnica (QI) e não desenvolveu ainda a sua capacidade emocional (QE).

Uma forte capacidade técnica é capaz de transformar um grande profissional em um empreendedor, assumir riscos e ter a sua empresa, mas uma fraca capacidade emocional é capaz de fazer com que a empresa não decole.

Uma forte capacidade técnica é capaz de realizar grandes projetos, mas uma fraca capacidade emocional é capaz de não conseguir colocar tais projetos em ação.

Uma forte capacidade técnica é capaz de adquirir confiança no mercado pela execução feita pelo empreendedor, mas uma fraca capacidade emocional é capaz de fazer com que o empreendedor não consiga fazer este mesmo mercado ter confiança na execução feita pela sua equipe.

Uma forte capacidade técnica é capaz de buscar novas tecnologias para o melhoramento contínuo, mas uma fraca capacidade emocional não é capaz de repassar estes novos conhecimentos para a equipe que o apoia.

Uma forte capacidade técnica é capaz de tomar decisões simples, mas uma fraca capacidade emocional não é capaz de delegar estas simples decisões para a sua equipe, o que o faz sobrecarregar de tarefas.

Uma forte capacidade técnica é capaz de construir uma rede de relacionamentos, mas uma fraca capacidade emocional não é capaz de mantê-la e transformá-la em potenciais negócios.

Uma forte capacidade técnica é capaz de deixar o empreendedor cheio de tarefas, mas uma fraca capacidade emocional não é capaz de deixá-lo perceber novas oportunidades.

Uma forte capacidade técnica é capaz de construir planos maravilhosos, mas uma fraca capacidade emocional não é capaz de conseguir aliados para a execução dos planos, enfim, o empreendedor constrói pela capacidade técnica e destrói pela incapacidade emocional, reflita sobre isso, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.



NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)
 

Um comentário:

  1. concordo plenamente. muitas vezes o empresário está tão acostumado ao uso da capacidade técnica que nem percebe o quanto essa capacidade se tornou um paradigma em sua vida. Ele olha para a capacitação emocional e não reconhece a sua importância nem a carência que ele próprio tem.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir