domingo, 25 de novembro de 2012

Medo de se Queimar no Mercado?


“O tamanho do nosso problema depende do quanto o alimentamos”
Frase que circula pela Internet

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem dificuldade em fechar um grande negócio com medo de assumir compromissos que podem não dar certo.

É muito comum, em minhas consultorias, quando um grande negócio está na iminência de se fechar, ouvir de algum cliente: “...depois, se eu não conseguir fazer, ficarei queimado no mercado...”. Esta afirmação tem verdades e também mitos, como quaisquer outras, vamos analisar alguns mitos:

- quando há um “recall” de algum modelo de automóvel, a marca ou o automóvel deixam de existir?

- quantos pedreiros, azulejistas, encanadores e eletricistas já fizeram em trabalho ruim em algum lugar? Morreram de fome ou estão no mercado?

- recentemente uma grande rede de lanchonete teve seu gerente preso por vender produtos vencidos, a loja foi fechada, repercutiu na imprensa nacional, alguém se lembra do nome desta grande rede ou deixou de frequentar devido ao fato?

- há alguns anos, a maior companhia aérea do país teve uma de suas aeronaves envolvidas numa tragédia, onde muito se especulou um problema de redução de custos com manutenção, depois uma nova tragédia no mesmo aeroporto e com a especulação do mesmo motivo, esta empresa está queimada no mercado?

- e na política então? Quantos políticos suspeitos, após uma grande repercussão de denúncias ainda conseguem se eleger? Ficaram queimados no mercado?

- e os desastres ecológicos provocados por grandes empresas? Você sabe o nome da empresa que causou o último grande desastre de repercussão internacional?

Na realidade, há infinitas razões para se refletir sobre o medo de ousar e dar uma guinada nos negócios e deixar a frase: “...depois, se eu não conseguir fazer, ficarei queimado no mercado...”, os exemplos citados acima foram conduzidos, após os seus respectivos problemas, nem sempre resolvidos, de forma estratégica e também de forma inconsciente, mas foram resolvidos, esquecidos, etc... , e suas vidas continuaram.

Será, caro empreendedor, que não está na hora de ousar um pouco mais, correr mais riscos e, estrategicamente, tentar fazer aquele grande negócio? Afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário