domingo, 10 de novembro de 2013

Vendeu uma coisa e entregou outra. Que coisa!

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para fazer."
(Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama)

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não percebe que a empresa é um sistema formado por vários micros sistemas que se inter relacionam entre si.

O que isto significa? Significa que a comunicação entre os mais variados departamentos é fundamental para a produtividade a assertividade nas organizações, ou seja, a sinergia.

Em meus trabalhos de consultoria, não raro me deparo em situações de perdas onde a sinergia não ocorre, independente do tamanho da empresa. Veja um cenário muito comum:

A empresa tem um profissional no cargo de orçamentista. Orçamentista é o profissional que recebe um modelo de um produto ou o respectivo desenho e, a partir destas informações, começa a calcular o preço de venda objetivo para se produzir tal bem.

O conhecimento do orçamentista é técnico e, isto o permite determinar quais operações, tempos, materiais, quantidades e demais recursos são necessários para se produzir aquele bem. Feito o preço de venda, a informação vai para o departamento comercial e para o cliente.

Na hipótese do cliente aceitar o preço de venda, gera-se um pedido de venda e a empresa passará a produzir aquele produto.

Passado algum tempo de produção, percebe-se que o produto não é rentável e inicia-se uma pressão sobre a área comercial para renegociar o preço. Mas vejamos alguns problemas típicos deste procedimento.

O orçamentista, embora tenha o conhecimento técnico, por questões “estratégicas” não poderia conversar com ninguém sobre o novo produto.

O orçamentista imaginou uma forma de produção, na qual o responsável pela produção imagina um processo diferente, seja pelo seu conhecimento e experiência, seja pela limitação dos recursos.

O orçamentista imaginou um consumo de tempo, na qual o responsável pela produção o faz em maior tempo, pelos mesmos motivos descritos acima.

Isto vale para a quantidade de material, perdas e todos os demais recursos de produção.

Caro empreendedor, eu poderia dissertar sobre vários aspectos que este cenário causa de impactos negativos pelo falta da clareza e de comunicação, ou seja, sinergia, mas toda vez que a comunicação for perfeita, é possível evitar um problema de perda porque o que foi vendido(teoria) não é o que está sendo fabricado(real). Fiquem atentos, pois isto é muito frequente e, depois de efetuada a venda, só resta lamentar o prejuízo, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário