"Só existem dois dias no ano que nada pode ser
feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia
certo para fazer."
(Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama)
(Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama)
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não percebe que a empresa
é um sistema formado por vários micros sistemas que se inter relacionam entre
si.
O que isto significa? Significa
que a comunicação entre os mais variados departamentos é fundamental para a
produtividade a assertividade nas organizações, ou seja, a sinergia.
Em meus trabalhos de consultoria,
não raro me deparo em situações de perdas onde a sinergia não ocorre,
independente do tamanho da empresa. Veja um cenário muito comum:
A empresa tem um profissional no
cargo de orçamentista. Orçamentista é o profissional que recebe um modelo de um
produto ou o respectivo desenho e, a partir destas informações, começa a
calcular o preço de venda objetivo para se produzir tal bem.
O conhecimento do orçamentista é
técnico e, isto o permite determinar quais operações, tempos, materiais,
quantidades e demais recursos são necessários para se produzir aquele bem.
Feito o preço de venda, a informação vai para o departamento comercial e para o
cliente.
Na hipótese do cliente aceitar o
preço de venda, gera-se um pedido de venda e a empresa passará a produzir
aquele produto.
Passado algum tempo de produção,
percebe-se que o produto não é rentável e inicia-se uma pressão sobre a área
comercial para renegociar o preço. Mas vejamos alguns problemas típicos deste
procedimento.
O orçamentista, embora tenha o
conhecimento técnico, por questões “estratégicas” não poderia conversar com
ninguém sobre o novo produto.
O orçamentista imaginou uma forma
de produção, na qual o responsável pela produção imagina um processo diferente,
seja pelo seu conhecimento e experiência, seja pela limitação dos recursos.
O orçamentista imaginou um
consumo de tempo, na qual o responsável pela produção o faz em maior tempo,
pelos mesmos motivos descritos acima.
Isto vale para a quantidade de
material, perdas e todos os demais recursos de produção.
Caro empreendedor, eu poderia
dissertar sobre vários aspectos que este cenário causa de impactos negativos
pelo falta da clareza e de comunicação, ou seja, sinergia, mas toda vez que a
comunicação for perfeita, é possível evitar um problema de perda porque o que
foi vendido(teoria) não é o que está sendo fabricado(real). Fiquem atentos,
pois isto é muito frequente e, depois de efetuada a venda, só resta lamentar o
prejuízo, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
Edson Carlos de
Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário