sábado, 11 de junho de 2011

Monitorando o Estoque do Cliente

“A primeira e melhor vitória para um homem, é conquistar a si mesmo”
Platão

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não está atento a algumas oportunidades que surgem ao seu redor ou então tem dificuldades em criar oportunidades. Criar oportunidades é um exercício de criatividade que pode resultar em lucro.

Um de meus clientes criou uma oportunidade interessante. Vamos denominá-lo fabricante. O fabricante produz e vende para lojas varejistas que repassam os produtos ao consumidor final. Após algumas compras destes varejistas, o fabricante construiu um banco de dados onde é possível identificar qual o consumo médio de cada um dos varejistas.

Sabendo qual é o consumo médio de cada um dos varejistas e também a quantidade da última compra, pode-se prever em que data o estoque de cada varejista acabará. Aí começa a criatividade e o bom uso das informações. Antecipando-se à concorrência, alguns dias antes de terminar o estoque de cada varejista, o fabricante entra em contato com o mesmo e o aborda na tentativa de alertá-lo sobre a possibilidade de término de seu estoque. O varejista, na maioria das vezes, vai conferir a informação e percebe que o mesmo realmente está acabando e já está na hora de repor o estoque. Pronto, mais uma venda efetuada pelo simples fato de abordar o varejista na hora em que realmente o mesmo está precisando do produto. Como a concorrência, nem sempre tem este controle, sempre chega na hora errada e com o risco de não conseguir concretizar a venda, e, neste caso, vendeu quem chegou na hora certa e no lugar certo.

O curioso disto é que na sua simplicidade, o meu cliente nem sabia que isto se chama CRM, e que muitas, mas muitas empresas investem muito dinheiro para tentar fazer isto com sistemas sofisticados.

Estar atento a todas as oportunidades do mercado ou até mesma criá-las, é um diferencial para quem quer fazer a manutenção de seus clientes ou até mesmo expandir as vendas. O empreendedor deve parar, pensar, pesquisar, ler jornais e revistas relacionadas ao seu setor econômico e buscar as oportunidades que estão ao seu redor. Criar oportunidades também faz parte do negócio. Não basta montar um balcão e esperar o cliente chegar, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Um comentário:

  1. Gerir bem as informações é diferencial competitivo.

    Ótimo post.

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