sábado, 15 de outubro de 2011

Prometeu? Então é Melhor Cumprir

“Embora eu não acredite que seja possível ficar rico apenas fazendo economia e trabalhando bastante, acho praticamente impossível ficar rico sem fazer isso. Economia, trabalho e capacitação são básicos nesse propósito”
Álvaro Modernell

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
 


Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor, seja por má fé, por falta de informações ou por falta de atenção, promete o que não pode cumprir. Em alguns casos até nem se esforça como deveria para poder cumprir. Vejamos alguns exemplos que vivenciei ao longo da minha carreira:

- Em certa reunião com os funcionários, estes estão reivindicando alguns benefícios, normalmente são planos de saúde ou refeições. A empresa passa por dificuldades e seu empreendedor sem medir as consequências de sua decisão, promete atender tais reivindicações em médio prazo. A decisão pode ter sido tomada pela emoção, apenas na esperança que daqui a alguns meses as coisas melhorem e tudo será resolvido. Porém, por diversas razões, as coisas podem não melhorar e os funcionários, que não têm nada a ver com isto, querem o que foi prometido. Nestes casos, normalmente, o empreendedor cria um mal estar na empresa e ainda culpa os funcionários pela má compreensão (???). Faltou planejamento estratégico para a tomada de decisão. O rendimento e o comprometimento da equipe pode reduzir, afetando qualidade, prazos de entregas e ,consequentemente, causando mal estar com os clientes e até, em alguns casos, comprometendo futuros negócios.

- Em uma ocasião, um bom vendedor se desligou da empresa após um mal estar com o empreendedor da mesma. Procurei entender o que ocorrera e ouvi do empreendedor “não posso pagar R$5.000,00 de comissão para ele, é muito dinheiro e minha empresa não está com esta condição”. Procurei o vendedor e ouvi “o cara havia combinado comigo que me pagaria 5% de comissão por venda, desenvolvi um cliente novo e efetuei a venda por R$100.000,00, quero a minha comissão de R$5.000,00”. Conclusão, ao ver o montante que o vendedor deveria receber conforme a política de vendas da empresa, o empreendedor não se conformou e mudou a regra do jogo. Neste caso, depois de alguns meses, fiz contato com o vendedor, descobri que ele havia ido para a concorrência, levado o cliente que ele desenvolvera para lá e estava contente com os resultados. A empresa antiga amargurou uma perda de cliente novo e talvez nem tenha entendido a razão.

- Durante o processo de contratação de um novo funcionário, o empreendedor prometeu um aumento de salário após três meses de experiência. Passado mais de três meses, o combinado não ocorreu e o empreendedor não conseguia entender porque não parava funcionários na sua empresa (???). As atitudes deste empreendedor geram desmotivação da equipe, giro rápido de pessoal e raramente consegue ter uma equipe coesa, comprometida e treinada, pois em curto espaço de tempo, se gasta energia para repor a mão de obra, treinar, etc.

O empreendedor deve estar atento também em suas decisões e “acordos”, pois em médio prazo podem comprometer futuros negócios, além de desgastes emocionais desnecessários e perda de dinheiro não mensurável, afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

2 comentários:

  1. O que é prometido é devido, mas num caso de erro de avaliação, o empregador ou responsável, deve ter a humildade de admitir o equívoco e pedir desculpas, não expondo a empresa a maiores dificuldades. Quem não erra?

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  2. J. Justino, obrigado pelo prestígio. Sim, todos nós erramos e a humildade cai muito bem em situações como esta. Por isso é importante tomar decisões com a razão e não com a emoção.
    Sucesso!

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