"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Recebido pela internet
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque há fraude no negócio. Quem comete as fraudes? Todos que estão nas organizações podem cometê-las, e em todos os níveis hierárquicos. Vejamos alguns exemplos, que já presenciei, em alguns níveis hierárquicos e nas organizações por onde passei.
O pessoal operacional comete fraude quando, por má fé, desperdiçam matéria-prima da empresa, quando conseguem levar material da empresa para casa, quando usam o telefone da empresa para ligações particulares (neste caso cometem fraude duas vezes, pois estão gastando os recursos da empresa em forma de pulsos telefônicos e também em forma de tempo de trabalho, afinal, a empresa o paga pelo tempo que o mesmo ficou no telefone), quando imprimem fotos ou trabalhos escolares na impressora da empresa, quando usam a internet da empresa para pesquisas pessoais, quando favorecem o cliente com políticas não definidas pela direção da empresa, quando utilizam os serviços de malotes da empresa para remeter materiais particulares, entre outras.
O pessoal executivo comete fraudes quando trazem aquela nota fiscal de despesas com combustível, refeição ou hotel com valores superiores do que foram realmente pagos, quando aceitam propina de determinado fornecedor para favorecê-lo, quando fazem determinadas aplicações financeiras em troca de algum benefício próprio junto á alguma instituição financeira, quando se utilizam de funcionários da empresa para resolver assuntos particulares, quando transformam aquela viagem de negócios em lazer, entre outros.
A diretoria comete fraudes quando fazem retiradas além da capacidade de geração de recursos da empresa, quando gastam muito no final de semana e se reembolsam na segunda-feira das despesas particulares, quando compram diversos bens para a empresa com o objetivo de uso próprio e, principalmente, quando aceitam pacificamente ou não querem enxergar todos os atos citados acima cometidos pelo pessoal operacional e executivo.
Administrar é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ações empresariais através do planejamento, organização, direção e CONTROLE. Este último, objeto de tudo que refletimos acima, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Boa noite,
ResponderExcluirConcordo sobre o superfaturamento de notas, sobre as retiradas irresponsáveis e sobre as propinas de fornecedores.
Mas terei de discordar dos atos corriqueiros do dia a dia que a princípio podem parecer um custo a mais , mas além de muitas vezes aumentarem a rentabilidade da empresa , como vou demonstrar abaixo, está muito longe de ser uma " fraude" contra a empresa.
O funcionário passa a maior parte do dia dentro da empresa e se a empresa o quer como um colaborador e não apenas como um executor de tarefas, não pode impedi- lo de fazer ligações particulares, claro que não pode ser admitidos exageros, mas ligações eventuais para um companheiro, para um filho ou uma mãe o fará se sentir mais tranquilo e produzirá melhor, sem a angústia de um assunto não resolvido.
E por outro lado, liberar o uso do celular na empresa pode gerar um custo de tempo com outros entretenimentos que vão além de uma simples ligação
Se um funcionário usa a impressora para imprimir um trabalho de faculdade, é sinal que está investindo em qualificação e não está estagnado esperando que todos os dias sejam iguais.
Está promovendo a competição por uma posição melhor e provavelmente as folhas gastas possuem valor muito inferior do que o retorno gerado por sua dedicação.
E normalmente o funcionário não irá encontrar uma LAN house aberta após o expediente e terá que parar o serviço PAra imprimir o seu trabalho e o custo deste tempo novamente será superior ao valor das folhas, pois a tinta normalmente já está incluída no aluguel das máquinas, pois hoje as empresas não compram mais suas digitalizadoras. Fazer pesquisas pessoais? A geração Y e Z trabalham muito bem com várias coisas simultaneamente e tirar isso desta geração é o mesmo que perder mão de obra qualificada.Só quem aceita essas imposições hoje em dia é a geração x , que já está escassa, se aposentando e dificilmente possui postura de dona do negócio. Na atual conjuntura, para se conquistar mão de obra qualificada e reter esses talentos na empresa, precisamos rever e muito esses conceitos do texto proposto.
Um abraço,
Olá Daniela, muito obrigado pelo prestígio e as ponderações. Quando escrevo algo, não o faço para que todos concordem e esta oportunidade de debates é que fazem com que todos nós cresçamos. Parabéns pela iniciativa. Sucesso e bons negócios!
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