quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Culpa da Dívida é do Empresário


ACREDITE QUE TERÁ ÊXITO E TERÁ
(Dale Carnagie)

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não tem a noção exata do custo do dinheiro e toma decisões que, a curto prazo, geram conforto e bem estar e, a longo prazo, uma grande divida para ser resolvida.

Vejamos alguns casos comuns que encontro em minhas consultorias:

Alguns clientes adoram fazer permutas, prestam serviços em troca de alguns outros serviços que necessitam. Neste caso as contas vão se resolvendo a curto prazo, mas a longo prazo faltará liquidez, corre-se o risco de ter direito excessivo de determinado serviço que não é suficiente para pagar as contas do dia a dia. Neste caso, para se ter liquidez, chega a ofertar o serviço em “estoque”, fruto da permuta, a preços bem mais baixo do que o mercado. Isto gera um passivo enorme e falta com a ética para honrar seus compromissos financeiros. Isto não é um negócio rentável, é um negócio de altíssimo risco.

Outros clientes adoram se imobilizar desviando recursos do capital de giro. É muito comum vermos clientes com carros caros e casas bem pomposas, mas com um passivo enorme para ser resolvido. Exemplos comuns foram o caso do Michael Jackson, Luciano Pavarotti e o Clodovil. Em alguns casos, como o da VASP, o Sr. Vagner Canhedo sofreu até a humilhação de ir para a cadeia, falei das celebridades para não expor empresários anônimos, e que são muitos. Isto gera um passivo enorme e falta com a ética para honrar seus compromissos financeiros. Isto não é um negócio rentável, é um negócio de altíssimo risco.

Há clientes que não medem esforços para conseguir resultados a curto prazo e acabam se envolvendo em crimes. Os mais comuns são: licitações forjadas, receptação de mercadorias roubadas ou desviadas, calote em todas as dívidas públicas, sendo que alguns até desviam recursos de seus próprios funcionários, re escriturações contábeis falsificadas e, muitas vezes, ficam tão envolvidos que não conseguem se libertar dos criminosos, funcionários que sabem muito e de má fé e dos fiscais da receita, que também são criminosos. isto gera um passivo enorme e falta com a ética para honrar seus compromissos financeiros. Isto não é um negócio rentável, é um negócio de altíssimo risco.

Para aqueles que acham que deve ser assim, que é tudo muito normal, certamente não têm ética, moral, respeito ao próximo e civilidade, aliás, têm muitos empresários praticando estes atos e, num paradóxico incrível, dizem que fora do Brasil é melhor, ou que o funcionário só quer saber de ganhar o seguro-desemprego e não trabalhar, isto quando não colaboram com isto para reduzir seus “custos”, mais uma contribuição para a tão generalizada corrupção.

Para aqueles que discordam do parágrafo anterior, usem as ferramentas básicas da Administração: Planejamento, Organização, Controle e Direção para obter o lucro honestamente, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.



NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário