“Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante
do que o conhecimento”
Albert Einstein
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem enormes dificuldades em
arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem.
Para fazer as coisas acontecerem há várias formas, vejamos algumas delas:
- pôr a mão na massa, sempre se precavendo para as reais prioridades do
negócio, tenho um cliente que entende que pôr a mão na massa é acordar cedo,
trabalhar até tarde da noite e deixar todos os procedimentos burocráticos em
dia, mas os negócios não acontecem, o pior é que seu sócio pensa do mesmo
jeito, deixando a área industrial quase que bem organizada. Esquecem de fechar
negócios, assumem e dizem que não gostam da área comercial. Incrível, mas é
verdade. Sempre reclamam que os negócios não vão bem.
- não delegar tarefas simples para os funcionários menos qualificados,
quando não passam tais tarefas para estes funcionários, preferem fazer. Tenho
alguns clientes que preferem ir até um centro comercial comprar um fardo de
papel higiênico do que visitar um cliente. Também reclamam que os negócios não
acontecem.
- não definir uma política de remuneração motivadora para a equipe
comercial, quer que este pessoal ganhe somente se realizarem negócios. Neste
caso geram uma dificuldade de contratação de pessoas competentes e captam
apenas aventureiros desesperados que contribuirão para o aumento do “turn-over”.
Não raro reclamam que o seu negócio não passa por momentos de glória e vivem
patinando nos negócios.
- não tratam sua equipe com respeito e querem respeito de sua equipe,
desejam obter resultados na base da ameaça e pensam que existe somente a sua
empresa que emprega funcionários no mercado, neste caso os piores funcionários
permanecem por longos tempos na empresa, com baixa produtividade e baixa auto estima.
Vivem reclamando da equipe e da falta de resultados.
- investem fortunas em software e sonha que o mesmo funcione sozinho,
neste caso não percebe que também deverá investir em fazê-lo funcionar e até
interferir na implementação para que o investimento tenha retorno. É comum, em
um curto espaço de tempo, investir em outros softwares, deixando o investimento
anterior de lado imaginando que algum software tenha uma varinha mágica para
funcionar sozinho. Resultado, altíssimo investimento em sistemas que não
conseguem por para funcionar, sem perceber que em outras empresas, o software
abandonado funciona bem, se não, a empresa de software nem conseguiria existir.
Caro empreendedor, vamos tomar cuidado com suas ações, lembrando que uma
empresa existe para dar LUCRO
e todos os esforços devem estar concentrados para este fim: LUCRO, lembrando que sua equipe,
fornecedores e clientes não estão morrendo de vontade de obtê-lo para você, afinal, negócios
foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA
EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
Consultor de Custos e Estratégias
Exatamente, hoje em um mercado tão competitivo o empreendedor tem que ter uma visão de 360º graus do seu negócio, não basta apenas se focar em um aspecto que mais o agrada. Muito interessante você mencionar o respeito e a importância que deve ser dispensada a equipe de colaboradores da empresa, os funcionários são nossos primeiros clientes.
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