“As oportunidades nunca são perdidas, alguém vai
aproveitar as que você perdeu”
Shakespeare
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem enormes dificuldades em
perceber onde está o problema, se gasta muita energia procurando um culpado,
quando na realidade o problema pode estar em si mesmo.
Vejam este caso real que ocorreu com um cliente meu. É um fato comum e
perigoso.
Meu cliente estava muito desgastado com o seu negócio, já não aguentava
mais acordar diariamente com o objetivo de tocá-lo e enfrentar as mais variadas
dificuldades do dia a dia, por outro lado, era pouco ousado nas estratégias
comerciais e de marketing e via, quaisquer investimentos nesta área, como um
investimento de retorno duvidoso.
Meu cliente era muito centralizador, não confiava nas pessoas e tinha uma
sensação de que todos queriam se aproveitar dele. Também criou uma expectativa
de que se mudasse de ramo, os seus problemas seriam resolvidos.
Fui contratado para a avaliação econômica de sua atividade e também da
atividade na qual desejava atuar. Recomendei apenas uma alteração de seu comportamento,
mas que continuasse no mesmo negócio, por várias razões, já havia um mercado
conquistado, apesar das dificuldades em ser ousado mercadologicamente, já
dominava o processo fabril, enfim, já era do ramo.
O meu trabalho terminou e após alguns meses fui
novamente contratado por este meu cliente, que já estava no novo negócio, com
dificuldades de engrenar e com uma dívida muito além da sua capacidade de
pagamento. Por uma feliz questão estratégica, ainda não havia abandonado o
negócio anterior.
Recomecei o trabalho e concluímos que levaria
alguns bons anos para se estabilizar economicamente na nova atividade, não
deixando de lado a recomendação de ser ousado nas estratégias comerciais e de marketing.
Como o meu cliente já tinha um conceito de
que ousadia nas estratégias comerciais e de marketing tinha retorno duvidoso,
esta concepção permaneceu no novo negócio. Resultado: o problema continuava e,
a mudança de atividade econômica não resolveu o problema da postura
empreendedora do meu cliente.
Hoje o meu cliente fechou o novo
empreendimento e ficou apenas com o seu antigo negócio, com os mesmos problemas
mercadológicos e mais outro, ainda mais complexo, uma grande dívida para pagar
da empreitada errada.
Portanto, caro empreendedor, não há problema
em mudar o ramo de negócio, mas identifique se o problema real é este, pois do
contrário, poderá gerar um problema ainda maior. Havendo dificuldades, contrate
um especialista para ajudá-lo, mas não apenas para confirmar o que você acha,
mas para ajudá-lo mesmo, afinal,
negócios foram feitos para ser
rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Por ele se sentir esgotado e sem um nenhum tipo de apoio profissional ele se sentiu pressionado por todos os lados a falta de informação e interação com a ambiente em que ele iria atuar pode ser realmente o fato do fracasso ou até mesmo o excesso de informação. Ele deveria analisar pesquisar mas profundamente o real problema da sua organização pois a solução poderia ser algo simples e a curto prazo. Toda a empreitada deve ser bem planejada e com objetivos iniciais traçados, e controlado para que tudo seja harmonioso.
ResponderExcluir