“O
ideal não é ter um funcionário de alta performance; é ter uma equipe de alta
performance”
Anderson Sant’Anna
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor espera chegar uma determinada
data para começar a mudar e, como num regime de um obeso, este dia demora a
chegar, começando a mudar quando às vezes já se perdeu muito.
Há alguns anos senti fortes dores no peito e fui levado ao hospital, no
qual fui tratado muito bem e passei por diversos exames, após a conclusão de
que foi apenas um susto, recebi diversas recomendações da equipe médica que
estava de plantão, como deixar de ser sedentário, emagrecer, mudar hábitos
alimentares, etc. Enfim, procedimentos que todos sabem, poucos fazem e que só
fazem bem à saúde.
Levando isto para o âmbito da Administração, percebo que há procedimentos
saudáveis na empresa, que todos sabem, poucos fazem e talvez, os que
sobrevivem, precisam de um aviso, como o que tive, para começar a mudar. Que
tal começar a mudar antes de receber o tal aviso?
Seguem alguns procedimentos simples, saudáveis e que só farão bem para a
sua empresa:
- Gastar menos do que se
arrecada;
- controlar todas as
entradas e saídas de recursos, sejam financeiros ou materiais;
- valorizar o bem mais
precioso que a empresa tem: o ser humano, são eles que fazem a empresa andar. Temos
exemplos de grandes companhias, com patrimônios enormes, e com dificuldades
também enormes. Valorizar sua equipe não é apenas dar cestas básicas e outros
benefícios, mas manter um bom clima organizacional e também treiná-la.
- investir na divulgação
do seu produto, pois é a sua empresa que precisa aparecer para o mercado e não
o contrário, aliás, o mercado está pouco preocupado com a sua empresa;
- não centralizar muitas
atividades contigo, delegar e ocupar a maior parte do seu tempo em planejamento
estratégico, este será a força propulsora para o sucesso de sua empresa;
- não perder tempo
buscando os responsáveis pelas ações fracassadas, mas aprender com elas e
corrigir rumos para não cometer os mesmos erros, pensar um pouco mais no futuro
do que no passado;
- entender que o único
responsável e interessado pelo sucesso da sua empresa é você, por isso, pense
estrategicamente e não espere que a sua equipe esteja morrendo de vontade de
ajudá-lo, aliás, dependendo de um conjunto de fatores, a sua equipe poderá
processá-lo quando deixar de fazer parte dela e, neste caso, lembre-se do
conselho de tratar bem dela.
Enfim, não há a necessidade de “receber um aviso” para mudar hábitos e
começar uma vida mais saudável para a sua saúde e a saúde de sua empresa, afinal, negócios
foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA
EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
Consultor de Custos e Estratégias
Muito bom.
ResponderExcluircunhado.