“Sempre há várias formas de se resolver um
problema, o fracasso está na desistência da busca da solução”
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor acredita que basta montar um
balcão e aguardar o cliente chegar, mas nas maiorias das vezes o cliente não
chega e, uma das causas, é um pequeno detalhe como o cartão de visitas mal
utilizado.
Vejamos alguns casos curiosos que já verifiquei ao longo de minha
carreira, sendo que, em um dos casos, até aconteceu comigo, o que prova que
todos estão sujeitos a estas dificuldades.
- Um colega estava em uma
oficina mecânica e ao lado dele um empresário ao telefone discutindo com o seu
contador. Ocorreram algumas divergências e, ao desligar o telefone, o
empresário comentou com o meu colega, pegaria o primeiro contador que surgisse
na minha frente só para não trabalhar mais com este. Até o desabafo ocorreu algo
rotineiro, o problema foi que o meu colega era contador e, por não estar com um
cartão de visita, não passou o seu contato para o empresário. Neste caso, será
que precisaria de cartão? Não era só fazer a venda do serviço?
- Eu estava assistindo uma
palestra de um guru das vendas, a maioria do público no auditório eram
profissionais de vendas interessados em enriquecer suas experiências. Em algum
momento da palestra, o guru pergunta se a platéia já havia trocado cartões de
visitas para futuros negócios, a platéia responde com um sonoro não, então o
guru libera cinco minutos para que a troca de cartões ocorresse, eis a
decepção, a grande maioria não tinha cartões de visitas para trocar, inclusive
eu. Foi uma grande oportunidade perdida para a grande maioria da platéia.
- Muitos clientes meus,
após uma grande insistência minha, resolvem visitar feiras e eventos, retornam
com um arsenal de folders, revistas e publicidades de empresas que poderão se
transformar em parceiros comerciais, mas não levaram um cartão de visita para
deixar nos estandes da feira, proporcionando uma impossível busca de sua
empresa para futuro negócios.
- Recebo cartões lindos e
maravilhosos de diversas pessoas que vou conhecendo ao longo da minha carreira.
Quando vou organizar os cartões percebo que as combinações de cores dificultam
a identificação, a leitura ou então o pior, o cartão tem o nome da empresa,
normalmente desconhecida por não ter o apelo de marketing das grandes empresas
e, não consigo identificar o que empresa do dono do cartão de visitas faz.
Caro empreendedor, vamos deixar de desperdiçar o seu cartão de visitas e distribuí-lo melhor e mais
para potenciais clientes, tornando o seu negócio mais conhecido e mais
vulnerável a fechar um grande negócio, afinal, negócios foram feitos
para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA
EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
Consultor de Custos e Estratégias
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