sexta-feira, 24 de maio de 2013

Organizar sim, mas fechando negócios!


“Uma parte dos homens age sem pensar e a outra pensa sem agir.”
(Jean-Jacques Rousseau)

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem dificuldades em focar na prioridade. Antes de citar problemas muito comuns aos meus clientes relacionados à este fato, vamos entender um pouco sobre a evolução da ORGANIZAÇÃO, baseada numa história didática que ouvi de um colega catarinense.

Quando surgiu o primeiro automóvel, tudo era simples, o mesmo desfilava pelas ruas da cidade sem maiores problemas, até que foram surgindo outros e mais outros.

Uma pequena confusão começou a surgir com um numero maior de automóveis circulando pelas ruas e, foi necessário criar um procedimento para resolver o trânsito, então se estabeleceu que os automóveis deveriam circular somente pelo lado direito das ruas, surgiu assim o primeiro procedimento organizacional do trânsito.

O tempo foi passando e mais automóveis foram sendo colocados em circulação, algumas confusões, somadas à alguns acidentes e uma nova necessidade, a criação dos semáforos nos cruzamentos, então foi criado mais um procedimento organizacional no trânsito.

O tempo foi passando, os automóveis circulando pelas ruas foram aumentando e as necessidades de novos procedimentos também. O conjunto destes procedimentos se transformou no Código Nacional de Trânsito de Veículos Automotores.

Podemos concluir que primeiro foram surgindo os problemas, a partir dos problemas as soluções foram sendo criadas em forma de procedimentos, o conjunto destes procedimentos criados para facilitar a vida em conjunto no trânsito, realizados de maneira lenta, passo à passo, se transformou num amplo conjunto de regras.

Muitos de meus clientes preferem focar em criar procedimentos primeiro, antes dos problemas operacionais surgirem, e acreditam que suas empresas passam por dificuldades pela falta destes procedimentos.

Será que não estão gastando energia criando procedimentos à espera dos problemas e se esquece de gastar energia criando negócios. Os negócios vão impulsionar o giro da empresa e, quem estiver administrando a produção, logística, créditos e etc., que resolvam as confusões que poderão ocorrer com o aumento das vendas e, criar os procedimentos a partir das necessidades de se organizar para atender o volume maior de vendas.

Caro empreendedor, vamos focar mais em fechar negócios e deixar estes gerarem os problemas, para depois, encontrarem formas de atender a demanda, resolver os problemas criando seus modelos organizacionais, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

WhatsApp: 11 9 9176 7062

3 comentários: