sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aonde está o custo oculto?

“É melhor um fim trágico do que uma tragédia sem fim.”
(Recebido pela internet)


(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem enormes dificuldades em perceber os custos ocultos do seu negócio.

Vejamos alguns exemplos muito comuns de custos ocultos que deparo em meus trabalhos de consultoria.

Uma venda é realizada considerando determinada matéria-prima para a sua execução, mas durante a execução, o consumo é maior do que no momento da venda, ou seja, vendeu-se um produto e entregou outro mais caro. Para exemplificar, podemos citar uma venda de uma cadeira de madeira, mas no momento da entrega, se acopla uma almofada que não havia sido negociada estrategicamente, nem como brinde, há custos ocultos.

Outra situação é a venda de um serviço que se espera consumir determinada quantidade de horas, mas se consome muito mais do que o esperado. Seja por não dimensionar corretamente a quantidade necessária para o serviço, ou seja, devido a retrabalhos, há custos ocultos.

Retrabalhos, fazer de novo o que deveria ter sido feito certo na primeira vez. Neste caso se consome, quase sempre, mais material do que o vendido e também mais horas de trabalho do que a vendida, há custos ocultos.

Tomar decisões na emoção para resolver atrasos de produção, ou seja, decisões irracionais de se terceirizar serviços para cumprir prazos, isto não havia sido negociado no momento da venda, há custos ocultos.

Ainda com relação a tomar decisões na emoção para resolver atrasos de produção, às vezes se contrata funcionários sem mesmo saber se haverá necessidade de mantê-los após a entrega do produto ou serviço, sem contar que na “urgência”, a probabilidade de se contratar um mau funcionário é maior, há custos ocultos.

Outro cenário muito comum é o desperdício de material e tempo causado pelos funcionários, quando estes zombam da arrogância da chefia, que tem dificuldades em liderar equipe e tenta resolver a maioria dos problemas da empresa na “gestão do grito”, há custos ocultos.

Enfim, de nada adianta efetuar uma “boa venda” sem as ferramentas básicas de administração, tais como planejamento, organização, direção e controle. Todos os exemplos citados acima, se refletidos com racionalidade, encontraremos respostas na falha de uma destas ferramentas da administração.

Caro empreendedor, se quiser ter uma empresa saudável, faça uma administração saudável, planeje, organize, dirija e controle todas as ações empresariais para buscar o objetivo principal do seu empreendimento, o LUCRO, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

3 comentários:

  1. Edson
    Excelente matéria, mas como fazer os empresarios entenderem e executarem isso.

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    1. Olá Roberto, obrigado pelo prestígio. Como consultor, tenho que ter um bom "jogo de cintura" para despertar em meus clientes problemas dos quais a maioria dos empresários não estão disposto à verem. Para este caso, uma das formas é valorizando monetariamente.

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