“É melhor um fim trágico do
que uma tragédia sem fim.”
(Recebido pela internet)
(Recebido pela internet)
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem enormes dificuldades em
perceber os custos ocultos do seu negócio.
Vejamos alguns exemplos muito
comuns de custos ocultos que deparo em meus trabalhos de consultoria.
Uma venda é realizada
considerando determinada matéria-prima para a sua execução, mas durante a
execução, o consumo é maior do que no momento da venda, ou seja, vendeu-se um
produto e entregou outro mais caro. Para exemplificar, podemos citar uma venda
de uma cadeira de madeira, mas no momento da entrega, se acopla uma almofada
que não havia sido negociada estrategicamente, nem como brinde, há custos
ocultos.
Outra situação é a venda de um
serviço que se espera consumir determinada quantidade de horas, mas se consome
muito mais do que o esperado. Seja por não dimensionar corretamente a
quantidade necessária para o serviço, ou seja, devido a retrabalhos, há custos
ocultos.
Retrabalhos, fazer de novo o que
deveria ter sido feito certo na primeira vez. Neste caso se consome, quase
sempre, mais material do que o vendido e também mais horas de trabalho do que a
vendida, há custos ocultos.
Tomar decisões na emoção para
resolver atrasos de produção, ou seja, decisões irracionais de se terceirizar
serviços para cumprir prazos, isto não havia sido negociado no momento da venda,
há custos ocultos.
Ainda com relação a tomar
decisões na emoção para resolver atrasos de produção, às vezes se contrata
funcionários sem mesmo saber se haverá necessidade de mantê-los após a entrega
do produto ou serviço, sem contar que na “urgência”, a probabilidade de se
contratar um mau funcionário é maior, há custos ocultos.
Outro cenário muito comum é o
desperdício de material e tempo causado pelos funcionários, quando estes zombam
da arrogância da chefia, que tem dificuldades em liderar equipe e tenta
resolver a maioria dos problemas da empresa na “gestão do grito”, há custos
ocultos.
Enfim, de nada adianta efetuar
uma “boa venda” sem as ferramentas básicas de administração, tais como
planejamento, organização, direção e controle. Todos os exemplos citados acima,
se refletidos com racionalidade, encontraremos respostas na falha de uma destas
ferramentas da administração.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
Edson Carlos de
Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Edson
ResponderExcluirExcelente matéria, mas como fazer os empresarios entenderem e executarem isso.
Olá Roberto, obrigado pelo prestígio. Como consultor, tenho que ter um bom "jogo de cintura" para despertar em meus clientes problemas dos quais a maioria dos empresários não estão disposto à verem. Para este caso, uma das formas é valorizando monetariamente.
ExcluirÓTIMA MATÉRIA!
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