Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional”
(Recebido pela internet)
(Recebido pela internet)
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor insiste em querer comparar
o seu negócio com outros, pura e simplesmente, com os resultados, esquecendo-se
que a principal comparação deveria ser em processos.
É muito comum, alguns dos meus clientes,
me perguntarem: “qual é o nível de mão-de-obra necessária para gerir um negócio?”
Esta pergunta, para mim, não tem resposta e, quando alguém encontra uma, tenho
dúvidas da qualidade da mesma e a duração deste modelo.
Vejamos o exemplo das montadoras
de veículos, há alguns anos eram necessários, numa delas, 25.000 funcionários
para se fazer 30.000 veículos por mês, hoje esta mesma montadora faz mais de
100.000 veículos por mês com apenas 7.000 funcionários. Imagine se ela tivesse
a preocupação de fixar uma quantidade de mão-de-obra para trabalhar, ela teria
que ter 120.000 funcionários e um custo de mão-de-obra 380% maior do que há
alguns anos.
Vejamos o exemplo de uma grande
rede de “fast-food”, ela faz centenas de lanches diariamente com diversos
garotos e garotas, à um custo baixo e todos com o mesmo padrão de qualidade e,
em todo o mundo, isto porque o processo de confecção de lanches é totalmente
padronizado e a equipe, muito bem treinada, voltada para resultados. Tenho
certeza de que esta mesma quantidade de lanches é impossível de se confeccionar
numa lanchonete comum com a mesma quantidade de funcionários, neste caso porque
não há procedimentos definidos, e, além disto, alguns lanches podem ser mais
fartos, outros menos, conforme o humor, bem-estar, etc. do funcionário.
Isto acontece porque não há
resposta para a pergunta que tanto me fazem: “qual é o nível de mão-de-obra
necessária para gerir um negócio?” Ou se houver, talvez a mais adequada fosse: “reduza
os custos o máximo que puder, pois enquanto você possa estar preocupado em
equalizar alguns números, outros estão pensando em aumentar a produtividade e
reduzir custos continuamente!”
Outra razão para este fato está
na evolução tecnológica, embora eu tenha citado dois exemplos, onde em um deles
a evolução tecnológica é muito forte e em outro, a padronização, sem muita tecnologia,
foi a principal razão.
Os japoneses desenvolveram a
filosofia do “kaizen”, que significa melhoria contínua. Eles têm em mente que
hoje deve ser feito alguma melhoria para reduzir custos ou aumentar a
produtividade e, se diariamente há esta preocupação, diariamente algo está
melhor do que ontem.
Caro empreendedor, o que você fez
hoje em sua empresa para ela estar melhor do que ontem? O que você pesquisou
sobre modernização de sua empresa para ela estar melhor do que ontem? Quais
procedimentos você adotou para sua empresa ser melhor do que ontem? Se suas
respostas têm sido “não”, talvez esteja na hora de começar a revisar o seu
modelo de trabalho, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA
EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
Consultor de Custos e Estratégias
WhatsApp: 11 9 9176 7062
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