(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem a tendência de
imaginar que todos são iguais a ele (o empreendedor) ou todos são movidos por
dinheiro.
Vamos lembrar que dinheiro é
muito importante, mas a disposição de se esforçar para ganhar mais ou menos
depende de cada indivíduo. As pessoas são diferentes. Um indivíduo muito
ambicioso pode optar por um caminho diferente do que uma empresa está disposta
a lhe oferecer. O mesmo pode até ser seu concorrente, como um indivíduo não tão
ambicioso, pode estar satisfeito com sua remuneração, e não é um valor maior
que o motivará a se dedicar mais no trabalho. Ainda há outro cenário, o
indivíduo pode não ser do ramo.
Certa vez, trabalhando para uma loja, fizemos todo um trabalho de revisão
da remuneração da equipe de vendas e percebemos que as vendas só aumentaram
para aqueles que já eram os líderes de vendas, tornando-os mais distantes
daqueles vendedores medíocres.
O meu cliente, o dono da loja, não se conformava, mas pode ir se
conformando, como dito acima, não é a remuneração maior que irá motivar um
medíocre vendedor a vender mais. Vamos um pouco mais além, será que o medíocre
vendedor é realmente um vendedor ou está vendedor pelas circunstâncias do
mercado de trabalho?
Todos sabem que existem vendedores e pessoas que “caem de pára-quedas” na
área de vendas, então a culpa é de quem o contratou. Neste caso ainda há dois
caminhos, trocá-lo ou treiná-lo. Pode ser que um treinamento de vendas torne o
medíocre vendedor num vendedor profissional, ou apenas se confirmará que o
mesmo não é do ramo.
Muitas empresas contratam quaisquer pessoas para trabalhar em vendas só
porque a mesma é desinibida, joga-o na frente do cliente e pode ser uma
catástrofe. Vendedor não é isto, vendedor tem o poder da persuasão, ambição,
conhecimento do que vende, entre outros atributos, que podem ou não ser
despertados em cada indivíduo.
Muitos empreendedores acreditam que basta remunerar que o problema do
vendedor estará resolvido e, ainda ouço muito a seguinte afirmação “quanto mais ele se esforçar mais ele vai
ganhar, é melhor para ele”. Ledo engano, se ele não é do ramo e ainda não
está preparado, não irá vender, não irá ganhar e a empresa muito menos.
Caro empreendedor, se a sua empresa contratar uma pessoa despreparada para
a área comercial e ainda não houver um programa de treinamento, além do
incentivo, a sua área comercial estará fadada ao fracasso, pelo menos em
relação ao vendedor despreparado. Vamos refletir e lembrar que dinheiro motiva,
mas não ensina os medíocres, afinal,
negócios foram feitos para ser
rentáveis.
O
ANALISTA DE CUSTOS QUE FARÁ BEM À SUA PEQUENA EMPRESA
Edson Carlos de Oliveira
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br
Fones: 11 9 9176 7062 / 11 3424 4959 / 19 9 8402 2566
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br
Fones: 11 9 9176 7062 / 11 3424 4959 / 19 9 8402 2566
Entre os outros atributos de um vendedor campeão e que não foi citado no post, considero um dos mais importantes, se não o mais importante, a capacidade de ouvir. Ouvir o cliente o diferencia dos demais vendedores medíocres que ainda "atendem o cliente" ao invés de ATENDER O CLIENTE.
ResponderExcluirForte Abraço,
Amauri Salerno - https://www.facebook.com/quickquality#!/amauri.salernomarques
Antes de qualquer outra função, sou vendedora e concordo plenamente com os comentários.
ResponderExcluirabs.
Rosângela Leonardi
www.indaco.com.br rleonardi@indaco.com.br