"Às vezes somos Doutores para apontar os erros
dos outros, mas não somos nem alunos para investigar os nossos próprios erros."
Recebido pela internet
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor resiste em rever
conceitos. Não há um conceito que seja um consenso, mas há sempre alguma coisa
para mudar e melhorar em cada negócio.
- A minha loja bate recordes de
vendas todos os meses, pago churrasco para a equipe comercial e não vejo o
lucro.
Para mim isto é normal, até
porque logo percebi que o recorde de vendas era ocasionado pela movimentação de
um dos itens do tripé que dá sustentação ao ponto de equilíbrio.
Rapidamente dissertando sobre
este conceito. O tripé é formado por LUCRO,
CUSTO, VOLUME. Todas as vezes que um item do tripé é movimentado, a
compensação ocorre num outro item. Por exemplo, se movimentar os CUSTOS para cima, o LUCRO diminui. Se aumentar o VOLUME, o LUCRO aumenta e, assim por diante. Há livros que dissertam o
assunto em mais de 100 páginas, vamos ficar por aqui para simplificar.
Voltando ao meu cliente, o que
ocorria era aumento do CUSTO, sem
repasse para o PREÇO DE VENDA ou, até mesmo, aumento dos descontos, não gerando
rentabilidade. Com o aumento do VOLUME,
o prejuízo era maior, ou seja, a compensação foi no LUCRO.
Quanto mais o meu cliente não
repassava os CUSTOS para os preços,
ou dava descontos, mais ele vendia, e mais prejuízo ele tinha.
Teríamos então de quebrar este
círculo vicioso, mas antes eu tinha um desafio ainda maior, convencer o meu
cliente e, principalmente, “bater de frente” com a equipe de vendas, que ganha
comissão sobre as vendas, e não estava nada comprometida com os resultados da
empresa.
Passada a fase de convencimento
com o meu cliente, num processo que levou alguns meses e também mais prejuízos,
corrigimos a tabela de preços. Muitos clientes deixaram de comprar e outros
apenas reclamaram, mas continuaram clientes.
Passado o primeiro mês, a queda
do faturamento foi enorme, mas deu LUCRO.
Fizemos diversas reflexões e descobrimos que os clientes que ficaram, deveriam
ter um tratamento VIP e os que se foram, muitos até tinham problemas com atrasos
de pagamento. Felizmente foi uma ação que deu certo. Ou quase certo. Um novo
problema surgiu internamente, os vendedores começaram a se desmotivar porque a
comissão diminuiu, então revimos a estratégia de comissões.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
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