"Muitas coisas pequenas tornaram-se grandes pelo tipo certo de propaganda."
Mark Twain
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não percebe que a sua empresa é um sistema complexo e que todas as áreas devem estar inter relacionadas.
Vejamos o exemplo dos empreendedores com perfis técnicos, são pessoas que desenvolveram conhecimentos e habilidades técnicas, conhecem muito bem o que fazem, o seu processo produtivo ou de aplicação, conseguem, com grande desenvoltura, dissertarem horas sobre a melhor forma de aplicar o seu produto ou serviço e, detectam, com muita facilidade, como resolver quase todos os problemas de produção ou execução, mas falham na hora de colocar o seu produto ou serviço no mercado, têm dificuldades em determinar o valor de seu produto. Digamos que estes empreendedores conhecem o idioma “PRODUCÊS” e, não raro, seus negócios não são rentáveis.
Há o exemplo dos empreendedores com perfis comerciais, são pessoas que têm o dom de encantar o cliente, conseguem transformar uma situação de mal estar com o cliente em uma oportunidade de negócio, têm fácil trânsito entre as empresas potenciais consumidoras dos produtos ou serviços de sua empresa, conseguem costurar muitas alianças e parcerias, sempre estão envolvidos com Associações de Classes, adoram aparecer, seja na mídia ou em pequenos eventos e, quando vão às feiras e convenções, acabam com seus cartões de visitas, mas falham na hora de fechar um negócio, mesmo que não seja rentável, sempre acreditando que estão investindo para um futuro que demora a chegar, às vezes nem chega. Digamos então que estes empreendedores conhecem o idioma “COMERCIALÊS” e, não raro, seus negócios não são rentáveis.
Temos o exemplo dos empreendedores com perfis financeiros, não tomam um passo sem fazer um devido cálculo, costumam deixar as oportunidades passarem enquanto analisam os números, têm muitas dificuldades em lidar com riscos, até investem em tecnologias, mas consideram que investir no ser humano para tocar a tecnologia investida é algo incompatível economicamente com a sua empresa, mesmo sabendo que tal tecnologia que investiram fique parada. Acham que o mercado está cheio de gente pronta para trabalhar em sua empresa, mas nunca encontram estas pessoas, só tomam decisões baseadas nos números, sabem exatamente quanto a empresa deve faturar e gastar, mas têm dificuldades em determinar como. Estes empreendedores conhecem o idioma “FINANCÊS” e, não raro, seus negócios não são rentáveis.
O melhor exemplo de todos são dos empreendedores que conseguem misturar o “PRODUCÊS”, o “COMERCIALÊS” e o “FINANCÊS”. Estes conseguem obter o melhor de cada perfil e atingem o equilíbrio necessário para a convivência pacífica destas três características. Normalmente têm suas biografias invejadas e, aos olhos dos outros, são apenas pessoas com sorte. Sêneca define que a sorte é o encontro da oportunidade com a capacidade. Estes raramente têm dificuldades financeiras em suas empresas, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA
EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
Consultor de Custos e Estratégias
Bom dia Edson..Muito Pontual este artigo!! Parabens..
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