sábado, 16 de julho de 2011

O empreendedor está realmente focado em resultado?


"O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.Todo o meu saber consiste em saber que nada sei."
Sócrates

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)


Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Mu
itas vezes o negócio não é rentável por falta de foco de seu Empreendedor. O Empreendedor deve sempre focar em resultados, aliás, resultado significa rentabilidade.

Descreverei a seguir alguns focos perdidos por alguns empreendedores que, certamente não é o caso do nobre leitor, mas que valem uma reflexão para não cairmos em tentação.

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em apontar os atrasos de seus funcionários? Não seria melhor delegar essa tarefa a alguém?

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em gastar um bom tempo do seu dia negociando valores baixos com fornecedores ou clientes que representam pouco no seu negócio?

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em ameaçar os seus funcionários e, quando o mesmo deu as costas, virou alvo de todos os tipos de piadas, apelidos e historinhas que tomam o tempo da equipe e não são nada produtivas?

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em demitir um funcionário-chave da empresa apenas para mostrar quem manda? Não seria mais estratégico e lucrativo buscar primeiro um substituto no mercado?

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em acompanhar pessoalmente as obras de reforma para fechar de uma simples goteira?

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em buscar um parafuso do outro lado da cidade?

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em cuidar pessoalmente de todos os detalhes da festa de final de ano?

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em ler os e-mails de seus funcionários para saber se os mesmos estão matando o tempo? O pior é que nestes casos nem sempre se toma alguma ação, o empreendedor apenas se gaba em afirmar “ele pensa que sou bobo...”. Existem soluções mais baratas para isto.

Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em cortar o cafezinho dos funcionários?

Um exercício bastante interessante que venho sugerindo aos meus clientes é se perguntar, antes de iniciar alguma atividade, quanto esta atividade gerará de resultados para o meu negócio? Afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
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