"O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.Todo o meu saber consiste em saber que nada sei."
Sócrates
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes o negócio não é rentável por falta de foco de seu Empreendedor. O Empreendedor deve sempre focar em resultados, aliás, resultado significa rentabilidade.
Sócrates
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes o negócio não é rentável por falta de foco de seu Empreendedor. O Empreendedor deve sempre focar em resultados, aliás, resultado significa rentabilidade.
Descreverei a seguir alguns focos perdidos por alguns empreendedores que, certamente não é o caso do nobre leitor, mas que valem uma reflexão para não cairmos em tentação.
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em apontar os atrasos de seus funcionários? Não seria melhor delegar essa tarefa a alguém?
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em gastar um bom tempo do seu dia negociando valores baixos com fornecedores ou clientes que representam pouco no seu negócio?
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em ameaçar os seus funcionários e, quando o mesmo deu as costas, virou alvo de todos os tipos de piadas, apelidos e historinhas que tomam o tempo da equipe e não são nada produtivas?
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em demitir um funcionário-chave da empresa apenas para mostrar quem manda? Não seria mais estratégico e lucrativo buscar primeiro um substituto no mercado?
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em acompanhar pessoalmente as obras de reforma para fechar de uma simples goteira?
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em buscar um parafuso do outro lado da cidade?
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em cuidar pessoalmente de todos os detalhes da festa de final de ano?
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em ler os e-mails de seus funcionários para saber se os mesmos estão matando o tempo? O pior é que nestes casos nem sempre se toma alguma ação, o empreendedor apenas se gaba em afirmar “ele pensa que sou bobo...”. Existem soluções mais baratas para isto.
Quanto a empresa lucrou a mais quando o empreendedor se preocupou em cortar o cafezinho dos funcionários?
Um exercício bastante interessante que venho sugerindo aos meus clientes é se perguntar, antes de iniciar alguma atividade, quanto esta atividade gerará de resultados para o meu negócio? Afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário