sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O que é mais importante no seu Negócio?

"Se você se comparar com os outros, acabará se tornando presunçoso ou magoado, pois sempre encontrará alguém superior ou alguém inferior a você."
Max Ehrmann (Poema Desiderata)
 
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem o péssimo hábito de centralizar algumas rotinas, não tendo tempo para as questões estratégicas, questões estas que são vitais e geram negócios para a empresa.

Vejam alguns exemplos interessantes de centralização de rotinas que não agregam nada para o resultado do negócio:

            - “prefiro instalar este equipamento pessoalmente, pois o funcionário não é capaz de fazê-lo e, além do mais, se ele aprender, pode virar meu concorrente...” – Conheci um instalador de antenas parabólicas que pensava assim, um dia a sua coluna o impediu de subir em telhados e hoje o negócio já não existe mais.  Com tantas antenas parabólicas instaladas por ai, infelizmente, ele não conseguia perceber que tal conhecimento de instalação não era exclusivo dele. Será que ele não deveria ter se preocupado mais em incrementar os negócios?

            - “Não quero que ninguém saiba sobre minhas contas a pagar e receber...”. – Neste caso, o empreendedor que conheci perdia a maior parte do dia negociando com gerentes de bancos e fornecedores alternativas de pagamentos, na qual o seu caixa não era capaz de suprir. Nestas negociações, as dívidas aumentavam ainda mais por causa dos juros, uma vez que nesta situação, quaisquer imposições são aceitas. O Negócio dele só não quebrou porque percebeu a tempo que postergar pagamentos não faz as receitas aumentarem.

            - “Não posso deixar as senhas do banco com o meu funcionário porque ele pode me roubar, então, todos os dias devo estar à disposição para efetuar pagamentos...” – Controle é uma das ferramentas básicas de administração e que deve ser abusada em seu uso, delegar a função de contas a pagar fará o empreendedor ter mais tempo de pensar estrategicamente para buscar mais negócios. Qual a diferença entre delegar o contas a pagar a um funcionário e entregar um caminhão cheio de mercadorias à um motorista e, muitas vezes, de uma empresa externa? Confiar a um funcionário o controle de todo o estoque da empresa? Confiar ao vendedor a imagem da empresa? Não controlar os procedimentos de compra de um comprador mal intencionado? Quantos contratos o empreendedor já assinou sem nunca tê-los lido? – Imagine se o saudoso Antônio Ermírio de Moraes, Silvio Santos, Bill Gates... tivessem que efetuar todos os pagamentos de suas empresas?

O empreendedor deve rever a sua escala de valores e perceber que existem mais pessoas honestas do que desonestas, cabe ao empreendedor identificá-las para montar a sua melhor equipe e ter mais tempo para pensar estrategicamente. Pensar estrategicamente fará os negócios serem mais prósperos. O Administrador deve abusar das ferramentas de controles, porém, não só em contas a pagar, onde geralmente estão os recursos menos valiosos da maioria das empresas (elas vivem sem dinheiro), mas em todos os setores da empresa, afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.


Edson Carlos de Oliveira
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br
Fones: 11 9 9176 7062 / 11 3424 4959 / 19 9 8402 2566 / 18 9 9667 4476

Nenhum comentário:

Postar um comentário