domingo, 4 de setembro de 2011

Vamos Administrar Nossos Mercados

"Um bilhão de euros por algo que eu goste é baratíssimo e um centavo de real por algo que eu não goste é muito caro."
Sigmar Montemor


(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
 

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis?

Em toda a minha carreira, sempre me deparei com Diretores e Presidentes de empresas dizendo que o mercado é muito instável. Há meses em que se faturam o desejável e outros abaixo do desejável.

Também sempre os ouvi dizendo que sua estrutura está ociosa e que “neste mês” poderá demitir alguns funcionários porque o mercado não está seguro.

Podemos fazer alguma coisa para não levarmos tantos sustos como os citados acima? Digo que sim, pois muitas vezes o dimensionamento da infra-estrutura de nossas empresas está além da capacidade de mercado ou os esforços para conquistar o mercado estão aquém da infra-estrutura.

Certa vez, em um evento, tive a oportunidade de conversar com o Presidente de uma grande empresa multinacional do ramo automobilístico e o fiz a seguinte pergunta: Como o senhor faz para conviver com as diversas oscilações que este mercado promove?

O mesmo me respondeu que tais oscilações não afetam a sua empresa, pois ao longo dos anos, ele deu continuidade ao que seus antecessores já haviam iniciado. Esta empresa, que fabrica diversos produtos automotivos, dividiu seu mercado em três, sendo:

- mercado nacional automobilístico;

- mercado nacional de reposição automobilístico e

- mercado internacional automobilístico.

Sendo assim, a empresa estava estruturada para atender dois destes três grandes mercados.

Historicamente, sempre algum deles estava com problemas, mas os outros dois ocupavam o seu parque fabril tornando sua fábrica menos ociosa possível. Quando ocorresse dos três mercados estarem indo bem, o que é raro, a empresa tinha um plano de contingência para atender a demanda extra, através da criação de um terceiro turno temporário ou através de horas extras.

Veja que neste momento de crise interna, provavelmente as suas exportações estão indo bem por conta do dólar alto e a venda de peças de reposição estão em alta pela dificuldade em se adquirir automóveis novos, mas como a sua fábrica está estruturada para atender apenas dois mercados, o fato das vendas de automóveis novos estarem baixas, provavelmente não deve estar sentindo a turbulência.

Se quisermos ser grandes, devemos aprender com quem já é grande. Está na hora de trabalharmos nossos "três grandes mercados". Vamos arregaçar as mangas e pararmos de reclamar, pois quem reclama não tem tempo de crescer. Lembre-se, negócios foram feitos para ser rentáveis.



NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS



Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br

edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Um comentário:

  1. Ok, agora há um aspecto econômico e financeiro essencial quando falamos de multinacional que não devemos deixar de lado, as americanas tem exercício encerrando em junho, o que da uma série de vantagens em relação a planejamento no nosso mercado, também trabalham com budget que é raro nas empresas brasileiras, outra diferença grande é o trabalho com orçamento no mínimo anual, temos ainda os aportes de superavit, ou seja, na teoria você está certo, na prática há muito a ser mudado nas empresas brasileiras.

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