sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quando Agregar Pode Ser um Mau Negócio

"Superação é poder fazer acontecer com as ferramentas que temos em mãos, é trabalhar da melhor forma possível independente do que pensem ou falem, é irmos além do que os outros acham que somos capazes."
Recebido pela Internet

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)


Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes alguns negócios não são tão rentáveis porque o empreendedor toma decisões embaladas pela ansiedade, emoção, etc. Sem avaliar todas as conseqüências positivas e negativas da tomada de decisão. Vejamos um exemplo, muito comum, que ocorreu com um cliente meu.

O meu cliente, uma pizzaria estabelecida na grande São Paulo, resolveu incrementar as vendas agregando novos produtos ao seu cardápio, tomou a decisão de oferecer ao mercado, além das tradicionais pizzas, esfihas.

Pesquisou sobre o assunto, investiu e contratou profissionais para esta nova atividade. Até aí tudo perfeito, pois iria oferecer um novo produto e o incremento nas vendas seria algo certeiro.

Como se avaliou somente os pontos positivos, era natural concluir que a decisão tomada era a mais correta, mas passado algum tempo, se deparou com o inesperado, ou seja, os pontos negativos não avaliados na tomada de decisão começaram a aparecer.

Muitos consumidores habituais de pizza gostaram da novidade e passaram a consumir as esfihas. As esfihas eram uma novidade interessante do ponto de vista do consumidor, pois quando escolhida como a refeição da noite, apesar de seu sabor diferente, poderiam ser adquiridas nos mais variados sabores, o que agradava ao paladar individual da família ou grupo de consumidores, além do preço ser mais barato.

A expectativa de incremento nas vendas se tornou mais como uma outra opção de consumo, substituindo a tradicional pizza, do que a expectativa de se vender a mesma quantidade de pizzas além da novidade, as esfihas.

E o que tem de mais vender esfihas ao invés de pizzas? Do ponto de vista econômico pode significar diminuição no faturamento e também do resultado, basicamente por dois motivos:

Primeiro: as esfihas são mais baratas do que a pizza, ou seja, dez esfihas à R$2,00 substituem perfeitamente uma pizza de R$40,00.

Segundo: os custos com matérias-primas para os dois cenários (dez esfihas x uma pizza) são maiores para as esfihas, sem contar a estrutura investida para se fazer e entregar as esfihas.

Enfim, nem sempre oferecer um serviço ou produto adicional significará mais resultado, por isto uma boa avaliação dos pontos fortes e dos pontos fracos, sempre ajudarão o empreendedor a tomar a melhor decisão, afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Um comentário:

  1. CONCERTZA!! MUITO BOA A SUA AVALIAÇÃO.. REALMENTE TRAZ A FORMA ADEQUADA PARA A RESOLUÇÃO QUANTO A SE ADQUIRIR UM NOVO PRODUTO DE ENCREMENTO NUMA LOJA..

    VALEU!!!

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