quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um Grande Negócio? Só Fechando Grandes Negócios


"A felicidade não existe pronta, não é uma herança genética, não é privilégio de uma casta ou camada social. A felicidade é uma eterna construção."
 Augusto Cury

(stagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)Todas as po

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor se prende a alguns mitos e esquece de procurar oportunidades para crescer.

Vejamos alguns exemplos, muito comuns, que deparo em meus trabalhos de consultoria:

“O boi só cresce diante dos olhos de seu dono”. Na maioria das vezes, quem pensa assim fica para trás, enquanto se preocupa em tomar conta de seus bois, a concorrência avança mercado afora, ou será que as grandes corporações cresceram porque o seu dono ficava o dia inteiro em seus gabinetes?

“O meu caixa tem que ter uma pessoa de confiança”. Imagina se os caixas de bancos fossem pessoas de confiança dos donos? Quantas pessoas de confiança os donos de grandes redes de supermercados teriam que ter? Controle é uma das ferramentas básicas da administração. Henry Ford já a usava bem no início do século passado, quando nem havia computadores.

“Prefiro fazer eu mesmo, não confio em empregados”. Enquanto o dono faz, não consegue tempo para fechar grandes negócios, deixando espaço para a concorrência crescer. Imagine como seria o tamanho da NET se o Carlos Slim resolvesse sozinho instalar todos os cabos? Talvez fosse do tamanho daquele vendedor de antenas do seu bairro.

“O meu negócio é diferente, não dá para crescer como o do fulano....”. Há oficinas mecânicas pequenas e grandes, há consultorias pequenas e grandes, há clubes pequenos e grandes, enfim, sempre tem alguém que aproveitou melhor as oportunidades e cresceu. Imagine um negócio mais complicado do que o Baú da Felicidade? O Sr. Abravanel recebia primeiro as prestações e, só depois de todas pagas, o comprador retirava a sua mercadoria em uma das lojas. Fantástico, mas nada fácil.

O segredo para o crescimento é fechar grandes negócios, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Um comentário:

  1. Acho que nenhuma frase define tão bem o trabalho em conjunto quanto essa: "Imagine como seria o tamanho da NET se o Carlos Slim resolvesse sozinho instalar todos os cabos?"

    ResponderExcluir