sábado, 19 de novembro de 2011

Aceite as Diferenças e Tire o Melhor Para o Seu Time

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão.
"(Eça de Queiróz)

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

 

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor, não percebe que as pessoas ao seu redor são diferentes e devem ser tratadas como tal.

Pelo simples fato das pessoas serem diferentes, o empreendedor deve se acostumar com a idea de que dificilmente encontrará alguém igual a si mesmo ou igual à algum outro funcionário referência, portanto não vale a pena gastar mais energia neste assunto do que fechando negócios.

O empreendedor deve fazer uma boa contratação, aceitando as diferenças, e apostar num bom preparo deste profissional. Não deve se iludir com a possibilidade do mesmo tomar todas as iniciativas que o empreendedor tomaria e muito menos as mesmas decisões, principalmente se o salário do mesmo for muito baixo, fato muito comum nas pequenas organizações.

Assim como o empreendedor está, ou deveria estar, focado em aumentar o lucro, as pessoas também estão preocupadas em resolver os problemas delas, que muitas vezes se relacionam com o aluguel atrasado, dificuldade em comprar remédio para os familiares ou arrumar um emprego melhor. Todos querem melhorar, talvez não saibam como, mas querem melhorar.

Chamar a atenção das pessoas em público, por mais que o empreendedor ache que mereça, é torná-las cada vez mais distantes dos objetivos da empresa. Uma boa conversa isolada poderá render muito mais resultado, mas se mesmo assim não funcionar, o empreendedor deve lembrar que ele provavelmente foi o responsável pela escolha errada. Se não sabe escolher, peça ajuda, contrate alguém melhor preparado para buscar o seu profissional.

Não tolerar pequenos erros, eventuais atrasos, etc. repercute em não conseguir pequenos apoios como trabalhar alguns minutos a mais, fazer atividades extras da que as pessoas foram contratadas, etc., mas principalmente, em obter apoio em novas idéias que poderão culminar num bom negócio e uma boa redução de custo.

O empreendedor que consegue lidar com as diferenças das pessoas e tirar o melhor do limite de cada uma, normalmente tem uma equipe mais coesa e está preparado para ter mais tempo para focar resultados para a empresa, afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário