sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Planeje a Demissão, Custa Menos!

Reaja de maneira inteligente, até mesmo a um tratamento não inteligente.
Ditado Popular
 (Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor toma decisão com muita ansiedade, movido muito mais pela emoção do que pela razão. Vejamos um exemplo comum que ocorre em muitas empresas, principalmente nas pequenas e médias com perfil familiar.

Por alguma razão, um determinado funcionário comete uma falha e a decisão é a demissão imediata deste funcionário.

Ao demitir um funcionário imediatamente, alguns transtornos começam ao mesmo tempo, dentre eles a sobrecarga de trabalho para o restante da equipe. Isto pode causar mal estar e até custar mais em função de algumas horas-extras ou não atendimento adequado ao cliente.

Ao demitir um funcionário imediatamente, corre-se o risco de não haver dinheiro em caixa para pagar a indenização, ou então ter que desviar recursos de algum investimento, melhoria ou até mesmo do capital de giro, para poder cumprir com as obrigações trabalhistas.

Ao demitir um funcionário imediatamente, pode-se chegar à conclusão de que a reposição não é tão simples quanto se imagina. Além do desgaste na busca da reposição, pode-se não encontrar alguém treinado ou com o perfil exato do funcionário desligado, sendo necessário um esforço extra em treinamento.

Ao demitir um funcionário imediatamente, pode-se, por razões emocionais, dizer a ele o que poderia não ser dito, gerando mal estar e, em alguns casos, expor a empresa e as pessoas à riscos desnecessários.

Ao demitir um funcionário imediatamente, pode-se perceber que se tratava de uma situação pontual, cuja solução fora a mais radical das possíveis.

Ao demitir um funcionário imediatamente, perde-se a oportunidade de fazê-lo estrategicamente, mantendo a motivação da equipe, não contratando um “tampão” rapidamente, com possibilidades ser substituído logo e sem se desgastar com uma simples troca de funcionário, que pode ser delegada e não gera novos negócios para a empresa, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário