sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Custo do Dinheiro

"Meia verdade é mentira inteira"
Recebido pela internet

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não percebe ou até mesmo não tem noção do custo do dinheiro. Guardadas as devidas dificuldades em obter recursos financeiros, há sempre a possibilidade de obtê-los à um custo mais baixo. Vejam alguns exemplos corriqueiros da má utilização dos recursos disponíveis no mercado.

Comprar um automóvel financiado diretamente com um banco, seja em forma de leasing ou CDC. Embora as taxas de juros não sejam as maiores do mercado, a aquisição do mesmo bem através de recursos do BNDES ou PROGER sempre será com taxa de financiamento mais baixa, e ainda com carência para inicio dos pagamentos que vão de um a doze meses.

A utilização do cheque especial demanda muito mais dinheiro para pagar os juros do que obter uma linha de crédito de capital de giro. O empreendedor sempre tem a sensação de que somente neste mês e, por apenas alguns dias, se utilizará dos recursos do cheque especial, mas na maioria das vezes, o mesmo já está há muito tempo nesta situação e pagando cada vez mais juros. Por que não vender o seu automóvel à vista, pagar o cheque especial à vista, obter uma linha de crédito com o BNDES, pagar menos juros e ainda estar com um automóvel novo? Relembrando que o BNDES ainda dá carência de um a doze meses para pagamento da primeira prestação.

Outra prática muito comum é o desconto de duplicatas junto a um banco ou uma factoring. O custo deste desconto é muito alto e normalmente a parcela do lucro, que já é baixa (se não fosse, não necessitaria descontar duplicatas), será utilizada para pagar juros. Que tal repensar na troca do automóvel?

Vejam que a falta de orientação faz com que o custo do dinheiro seja cada vez maior. Gera uma imensa dívida com juros e o lucro some. Vamos repensar a maneira de administrar o dinheiro, talvez seja mais barato contratar um profissional especialista em Administração Financeira do que pagar juros, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário