quinta-feira, 22 de março de 2012

Investir em Pessoas, Vendas ou Marca?

"Neste mundo, é vital ser insistente; fatal é carregar esta imagem"
Benjamin Jowett

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor perde a referência do que é investimento e se tal investimento é o que realmente trará LUCRO para a empresa.

É comum o empreendedor investir em máquinas e equipamentos modernos e não investir em pessoas para fazerem funcionar e se tirar o melhor destas máquinas e equipamentos. Trabalha desorganizado e espera que tudo se resolva por si só.

É comum o empreendedor investir em treinamento de equipes de vendas, desejar e obter uma equipe de vendas ativa e não investir na marca do seu produto. Quando ouvimos dizer que vendedores de grandes marcas são apenas tiradores de pedidos, esquecemos que estas grandes marcas investiram bastante para que as suas marcas se tornassem conhecidas, o que facilita até na hora de contratar vendedores ou tiradores de pedidos. Será que o consumidor quando vai a uma loja de eletrodomésticos compra o equipamento que o vendedor melhor explicou o seu funcionamento ou compra a marca que melhor reflete qualidade em seu conceito?

Ainda refletindo sobre o treinamento de equipe de vendas, às vezes o empreendedor, após um esforçado treinamento, joga toda a responsabilidade das vendas para a sua equipe e fica eternamente se lamentando pela incompetência de seus vendedores, muitas vezes mal remunerados, desmotivados e focados em resolver os seus problemas pessoais. Às vezes o empreendedor fica se lembrando que alguém, um dia, em outro momento, em outro cenário ou até no mesmo, era bom e competente. É importante lembrar que se isto ocorre, aquele vendedor referência pode ter ido embora exatamente por ser bom e que a falta de investimento na equipe desmotivada e na marca do seu produto, há uma seleção natural para que os melhores se recoloquem nas melhores empresas do mercado, do ponto de vista do vendedor.

Sobre o treinamento na equipe de vendas, o empreendedor tem o péssimo hábito de imaginar que somente o dinheiro é a força propulsora da motivação do vendedor, quando na realidade, além disto, outros componentes como a valorização da marca do seu produto e o cumprimento dos prazos são também componentes importantíssimos. O empreendedor deve tomar cuidado para não transformar sua empresa em escola de vendedores e ficar somente com aqueles vendedores medíocres e incapazes de vender o seu produto e até de encontrar uma colocação melhor.

empreendedor precisa parar de sonhar com algo que não se resolverá por si só e começar a trabalhar um pouco mais na marca do seu produto, isto naturalmente se refletirá em melhores negócios. O empreendedor deve abusar do Planejamento Estratégico de Marketing e fortalecer a MARCA DO SEU PRODUTO, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

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