quinta-feira, 29 de março de 2012

Trabalhar Duro ou Fazer Um Grande Negócio?


"Não se administra uma empresa com base nas habilidades pessoais, e sim com base em um sistema."
Do Livro: "Socorro, Eu Tenho Uma Empresa"


(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor valoriza muito mais as atividades internas da empresa do que as atividades externas. Ambas são importantes e o equilíbrio desta valorização deveria ser o caminho a ser percorrido para se obter um negócio mais rentável.

Desconsiderando as exceções, aliás, para tudo há exceções, veremos alguns casos que deparo constantemente em meus trabalhos de consultorias.

“Aprendi que tenho que trabalhar duro para ficar rico”. Concordo em trabalhar duro, mas para ficar rico tem que se fazer uma grande negociação, muitas pessoas, honestas, ficam bem de vida porque conseguem fazer uma grande negociação, como o famoso vendedor brasileiro e palestrante Paulo Lupa que, dentre várias negociações, intermediou a venda de velas, sem ser fabricante de velas, e os fieis de uma igreja. Neste caso o vendedor apenas fez uma intermediação das vendas criando oportunidades vantajosas para os fabricantes, que trabalhavam duro, mas não faziam grandes negócios, os consumidores, que não tinham a oportunidade de comprar durante o evento religioso e a igreja, que tinha parte do valor repassado a ela. O Vendedor ganhou bastante com as comissões nesta transação, acho que ganha até hoje.

“O meu produto é o melhor, pois dedico todos os meus esforços para garantir isso”. Apenas ter um bom produto não é garantia de bons negócios, vejam as grandes redes de lojas populares, que, excluindo-se os eletrodomésticos, vendem móveis com qualidade duvidosa, frágeis e a preços populares com vantagens na hora do pagamento. Elas estão fazendo um grande negócio e vendendo bastante, muito mais do que aquele marceneiro artesanal que faz móveis com qualidade fantástica, mas não é conhecido no mercado. Neste caso, o marketing e, consequentemente, o planejamento estratégico fazem uma grande diferença entre os dois.

Lembrem-se que o Bill Gates também não trabalhou duro para chegar aonde chegou, ele teve uma ideia, pôs em prática, algo que vejo em meus clientes uma grande dificuldade e, depois, fechou grandes parcerias com empresas de computadores para que o seu software fosse vendido em conjunto com os computadores no mundo inteiro, isto é um grande negócio.

Para encerrar, no mundo corporativo sempre corre aquela historinha dos dois sócios onde, um trabalhava duro dentro da empresa e o outro participava de eventos e festas diariamente. Um dia o sócio que trabalhava duro dentro da empresa se sentiu prejudicado e resolveu desfazer a sociedade. Criaram-se duas empresas concorrentes. A empresa do sócio que trabalhava duro dentro da empresa faliu e a outra cresceu, pois o outro sócio contratou um Administrador para coordenar as ações internas da empresa e continuou fechando grandes negócios nos eventos e festas que participava diariamente. Reflita sobre o trabalhar duro e tente equilibrar as atenções em todas às áreas da empresa e procure fechar grandes negócios, Afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)
 

2 comentários:

  1. Muito bem explicado, além de ser um fato tal cenário nas empresas atuais. ;-)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explanação. Realmente muitos empresários pensam que para garantir o futuro, é ficar no escritório 7 dias por semana com uma carga horária de até 15 horas diárias... O equilíbrio entre administração e geração de pequenos e grandes negócios deve existir em uma organização, independentemente do porte. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir