sexta-feira, 9 de março de 2012

O Empreendedor Mimado

Não trabalhe em sua empresa, mas trabalhe a sua empresa
Do livro: "Socorro, Eu Tenho Uma Empresa"

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não percebe que cresceu, se tornou adulto e não é mais uma criança mimada, se é que fora uma criança mimada.

Muitos empreendedores se tornam arrogantes, ou mimados, e acham que o mundo gira em sua volta, aí começam a tomar decisões por vaidade, sempre com forte apelo emocional, esquecendo que o objetivo principal da empresa é o LUCRO.

Tais atitudes, muito comum nas empresas familiares, afastam suas equipes de seus objetivos e força os componentes da equipe a procurarem outro lugar para trabalhar ou se tornarem “rebeldes”, apenas pelo prazer de deixar o empreendedor ainda mais irritado e se divertirem, naturalmente não em sua presença, com os seus shows de criança mimada. Enquanto a equipe se diverte com os shows da criança mimada, estão distantes do objetivo da empresa que é o LUCRO.

O empreendedor mimado acha que todos em sua equipe devem ser como ele, concordar com ele e rir de suas gracinhas, quase sempre em forma de ofensas e discriminação. Ainda bem que as pessoas são diferentes, senão, todos seriam arrogantes, e com isso perde-se a oportunidade de se tirar o melhor das diferenças. Já imaginou se num time de futebol todos fossem goleiros? Quem iria marcar os gols? Enquanto o empreendedor mimado reclama da falta de competência de seus funcionários, esquece do principal objetivo da empresa que é o LUCRO.

O empreendedor mimado não se conforma quando algo não dá certo e, enquanto se desgasta para desabafar e dar mais um show para a sua equipe e virar motivo de piadas quando virar as costas, esquece da serenidade necessária para buscar o objetivo principal da empresa, o LUCRO.

Quando o empreendedor mimado tem uma empresa lucrativa, ai ele se sente o todo poderoso, abre o bolso e quer comprar a todos, mas esquece que nem sempre as pessoas se vendem, ou quando isto ocorre, fica de “rabo preso” com o vendido. Quantas pessoas improdutivas o empreendedor é obrigado a engolir com medo de o vendido o comprometer. Será que não seria melhor administrar com mais inteligência e estratégia para não precisar ficar refém de funcionários oportunistas e ainda aumentar o LUCRO?

Enfim, vale uma reflexão para cenários com finais desgastantes, onde já vi muitos talentos deixarem a organização porque seus empreendedores não percebem que o seu comportamento é referência para toda a sua equipe, perde-se oportunidades e ainda tende a manter os funcionários menos competentes em sua organização, deixando os talentos escaparem, o que não ajuda atingir seus objetivos, Afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)
 

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