domingo, 7 de outubro de 2012

Deixe o Passado em seu Lugar, no Passado


“O homem de bem exige tudo de si próprio, o homem medíocre espera tudo dos outros”
Confúcio

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem dificuldades em conviver e entender as pessoas. De nada adianta ter a melhor tecnologia e o melhor produto, não sabendo lidar com as pessoas, o empreendedor pode ser boicotado ou mesmo manipulado, fugindo de seu objetivo principal: o LUCRO.

Um velho ditado já dizia “jamais nos lembraremos das coisas boas que nos fizeram, mas daquela única coisa ruim lembraremos para o resto de nossas vidas”. Isto é verdade e tenho visto vir à tona a cada dia em meus trabalhos de Consultoria.

É impressionante como há boicotes por parte dos funcionários devido a um assunto mal resolvido no passado e, o inverso também é verdadeiro.

Vejamos alguns casos:

- Não faço nada para ajudar o meu patrão porque um dia ele emprestou dinheiro para fulano e, quando precisei não me emprestou...

- Não gosto do meu chefe porque ele sempre me dá bronca quando falta água.... e nem para isto eu fui contratado....

- Não ajudarei o meu superior porque ele valoriza todos os meus colegas de trabalho e me deixa de lado....

- Fulano sempre faz curso patrocinado pela empresa, e eu? Nunca....

Enfim, não importa a razão de cada decisão ou se é exagero do funcionário, mas esta sensação de desprezo o coloca (o funcionário) mais longe dos objetivos da empresa (LUCRO) do que próximo. Que tal uma conversinha periódica para pequenos esclarecimentos? Isto pode surtir um efeito fantástico nas pessoas e até fazê-la se aproximar do objetivo da empresa: LUCRO.

Nada que uma boa conversa não possa melhorar as relações empregado e trabalhador.

Eu também passei por todos os processos de aprendizado, desde que comecei trabalhar como Office-boy até virar Executivo, cometi muitas falhas, que são normais, procurei aprender com elas, já não são tão normais e, hoje tenho um cliente que foi o meu primeiro subordinado da carreira, exatamente no momento em que eu estava mais imaturo profissionalmente

É difícil entender, mas como uma pessoa que tive tantos problemas de relacionamento me procurou para ser seu Consultor? A única reposta que encontrei foi, deixe tudo no passado e vamos viver o presente, o presente é o que nos interessa no momento.

Caro empreendedor, vamos viver o seu presente e da melhor maneira que puder, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.


NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)



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