sábado, 27 de outubro de 2012

Não Abrace o Mundo, Faça Grandes Negócios


“Centralize todas as informações do seu negócio e terá muito trabalho para o resto da vida”
Achado na internet


(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor se envolve tanto com o seu empreendimento que esquece que seus funcionários, dos quais se paga um valor mensal, estão na empresa para ajudá-lo.

Em minhas consultorias, sempre me deparo com situações semelhantes e, uma das minhas maiores dificuldades, é quebrar este círculo vicioso. Vejamos alguns cenários:

- “Quando eu faço o serviço, o mesmo fica melhor”, será que se os principais acionistas das montadoras de automóveis montassem os mesmos não haveria “recall”? E quanto aos resultados econômicos, seriam os mesmos?

- “Os meus funcionários não se interessam em aprender, por isso eu mesmo faço este trabalho, aliás, ninguém quer saber de nada”, é claro que ninguém quer saber de nada, no final do mês recebe o salário em dia (alguns casos não) e ainda tem um chefe que faz os trabalhos! Experimente pôr metas alcançáveis, controlar as atividades e remunerar por produtividade para ver o resultado. Na maioria das vezes este cenário melhora e, se mesmo assim não melhorar, troque as pessoas. Já imaginou que possa estar trabalhando com uma equipe em descompasso com os objetivos da empresa?

- “O meu funcionário não consegue fazer este serviço sem a minha participação”, se o empreendedor segurar todas as informações de determinado serviço não haverá funcionário “morrendo de vontade” de descobrir como se faz ou se colhe as informações, experimente criar procedimentos de coletas de dados, através de questionários, e veja se ele não consegue o que só você sabe? Como um médico consegue diagnosticar um paciente? Fazendo perguntas. Ajude a sua equipe a aprender fazer perguntas ou passe um “script” à eles.

- “Tenho que estar atento ao que eles fazem durante todo o tempo, senão sai tudo errado”. Desta forma não haverá tempo de planejar um grande negócio e quase sempre tudo sai errado, com ou sem você do lado. Então foque em fechar um grande negócio e crie controles para saber como andam as atividades de sua equipe, se for necessário, crie um atendimento pós execução dos serviços para monitorar a qualidade do mesmo com a avaliação de seu cliente, ou será que as empresas de telefonia, TV à cabo, etc. tem um acompanhamento “in loco” de seus acionistas?

Enfim, caro empreendedor, faça uma revisão de sua forma de trabalhar e aprenda a fazer o que os grandes líderes fazem, DELEGAR. Delegue suas atividades, crie controles e procedimentos, troque as pessoas que não estão engajadas no seu projeto, independente de saber se no passado as mesmas te ajudaram muito. Lembre-se que se elas te ajudaram muito no passado, não fizeram mais do que a obrigação e foram remuneradas por isto. Sua empresa não é uma instituição de caridade, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)


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