"A força não provém da capacidade física e sim de
uma vontade indomável"
Gandhi
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor se esquece de usar uma das
ferramentas mais importantes da administração, o PLANEJAMENTO.
Planejar é por no papel tudo que
se espera vender e tudo que se espera gastar ao longo de um período próximo
futuro, após este exercício, verificar se a empresa será lucrativa ou não e,
depois fazer outro exercício numérico com o objetivo de tornar a empresa
lucrativa. A partir deste segundo exercício, tomar uma série de medidas para
que a empresa seja lucrativa.
Planejar é antecipar prováveis
dificuldades e elaborar uma estratégia de contingência para algum cenário
inesperado, dentre eles, redução nas vendas, a quebra de equipamentos, a perda
de um funcionário-chave, a entrada de novos produtos no mercado que possa
representar um risco para o seu produto ou serviço, lançar novos produtos no
mercado, entre outros.
Planejar é refletir sobre
estratégias à serem implantadas na empresa ao longo de um período próximo
futuro, dentre elas, ações de marketing, ações de investimentos, ações de corte
de custos, ações de políticas de treinamentos, ações de políticas comerciais,
entre outros
Planejar é criar um roteiro a ser
seguido para que a empresa busque o seu objetivo, ou seja, o LUCRO. Isto de maneira objetiva,
alcançável, assumindo riscos calculados e combatendo as dificuldades, muitas
vezes já previstas no planejamento.
Planejar é traçar objetivos e os
caminhos necessários para atingi-los, considerando e viabilizando todos os
recursos necessários, sejam eles materiais, humanos, financeiros, dentre
outros.
Planejar é um exercício coletivo,
onde todas as pessoas-chaves devem ser envolvidas para se atingir os objetivos.
De nada adianta fazer um bom planejamento e se esquecer de avisar quem irá
executá-lo, o que se espera dele. Além de envolver as pessoas-chaves, é
necessário criar indicadores de medição para avaliações periódicas, com a
finalidade de detectar possíveis correções de rumo ao longo do período próximo
futuro.
Caro empreendedor, lembro que
algumas empresas, normalmente grandes, dão muito mais importância ao PLANEJAMENTO do que nas execuções do
dia-a-dia, ou seja, “matar um leão à cada dia” ou mesmo “viver apagando
incêndio”, mesmo porque, a maioria destas dificuldades foram resolvidas
antecipadamente no exercício de PLANEJAR,
afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
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