"As pessoas acreditam estar fazendo julgamentos
precisos, mas não se dão conta de que o fazem com bases ou fatos imprecisos,
até imaginários e com isso causam muito sofrimento"
Odete Martins - Empresária
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não está sabendo focar o seu
objetivo para trabalhar a sua estratégia. Vejamos um caso interessante, onde
isto ocorre:
No primeiro dia de um trabalho
meu, numa reunião de reconhecimento da empresa, discutíamos o que fazer para
atrair mais clientes. Um dos temas abordados foi a concorrência.
Percebi que a equipe sabia muito
bem quem eram os seus concorrentes. Alias, este conhecimento qualquer empresa
tem. São outras empresas similares.
Procurando despertar outros
pontos de vistas, demonstrei um conceito que sempre defendo em minhas
consultorias, que nem sempre o concorrente é o óbvio, há outros concorrentes
também. Então contei um exemplo que sempre utilizo em minhas palestras e
consultorias.
Quem concorre com a empresa de pintura
predial?
Normalmente a empresa de pintura
predial classifica outras empresas de pinturas prediais.
Então, se um condomínio precisa
pintar o prédio e implantar um sistema de segurança e está sem recursos para
fazer os dois, qual serviço será executado primeiro?
Aquele que a maioria da Assembleia
decidir.
Se a decisão for implantar o
sistema de segurança, a empresa de pintura perdeu a oportunidade de negócio
para uma empresa de sistema de segurança, ou seja, não foram as tradicionais
empresas de pinturas prediais até então classificadas como concorrentes.
Diante este cenário, percebemos
muitas vezes que o “inimigo” é maior do que imaginamos, mas se não o
conhecermos bem, desenvolveremos estratégias menos eficazes de negócio.
Se a empresa de pintura predial
ficar focada em mostrar apenas o seu diferencial de qualidade, com o objetivo
de se diferenciar de outras empresas de pinturas prediais, poderá se perder no
momento de convencer, por exemplo, que a estética da pintura predial poderá
valorizar o imóvel, etc. Ou seja, despertar no cliente que a prioridade do
condomínio deve ser a pintura, e assim superar objeções relacionadas à
prioridade, não apenas à qualidade dos seus serviços.
Caro empreendedor, vamos fazer uma
reflexão, a sua empresa tem domínio da sua concorrência, em todos os âmbitos,
para traçar uma estratégia de negócios bem eficaz? Reflita, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Edson isso serve também dentro de uma empresa, dentro de um setor, onde as pessoas fazem dos seus colegas concorrentes, com medo de perder o emprego, o cargo, torna os colegas inimigos de trincheira e em vez de ter um comportamento visando o crescimento geral tanto da empresa, quanto profissional, torna o setor um campo de batalha interna isso é muito comum. Talvez o medo devido a falta de emprego que estamos vivendo.
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