domingo, 3 de julho de 2011

Como a sua Estrela Brilha?

"O mundo não está nem ai para os seus problemas, ele gira e a vida continua"
Recebido pela internet

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor se sente uma estrela que brilha e ilumina o seu empreendimento. Brilha tanto que ofusca os seus principais parceiros, dentre eles a sua equipe.

Se esta estrela justificasse tanto tal brilho, é discutível a necessidade de ter equipe. Para que tê-la se o empreendedor a julga incompetente? Se a equipe é incompetente, quem a escolheu para ser sua equipe?

Se a equipe dura muito pouco ao redor da estrela, quem é o responsável por este giro rápido? Será que a estrela espanta a equipe?

Se a estrela justifica brilhar tanto, porque o negócio muitas vezes não é iluminado?

Uma estrela que brilha não deveria ter melhor sorte financeira?

Por que alguns fornecedores fogem da estrela que brilha?

Por que alguns clientes não estão ao redor da estrela que brilha?

Por que será que a equipe boicota a estrela sem que ela se dê conta?

Será que a ponta da estrela espeta os parceiros a ponto de não conseguir destes o apoio necessário para o sucesso do empreendimento?

Sempre costumo orientar os meus clientes com esta reflexão para que percebam que tudo que acontece em sua vida tem um único responsável. Todo empreendedor deve ter o tal do "semancol" e perceber que se algo não vai bem nos seus negócios, o único culpado disto é o próprio, pois este não está sendo capaz de tornar o negócio rentável, obter apoio da equipe, revisar ou mudar o foco, se adaptar às novas exigências ou necessidades do mercado, ser humilde e procurar ajuda, transformar o seu marketing de passivo para ativo e perceber que não basta ter uma estrutura física de empresa, tem que "arregaçar as mangas" e competir,  afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Um comentário:

  1. ótimo Post Edson. Administradores precisam ser mais lideres, amigos, observadores e visionários. Se não conseguem fazer isto precisam aprender. E por isto é que precisamos de mais e mais blogs como o seu que nos ensinam as coisas mais importantes! Abraços - tudo de bom!

    ResponderExcluir