sábado, 27 de agosto de 2011

Sua Empresa Gasta mais do que Recebe?


"Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr"
Peter Drucker
 
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)


Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não está atento à formação do preço de venda.

A formação do preço de venda deve conter, além do tecnicismo, ousadia e ATENÇÃO AO MERCADO. De nada adianta ter o melhor método de apuração de custos se a torneira dos gastos fica aberta. Para um negócio ser rentável, a velha fórmula de se gastar menos do que se recebe é a base de tudo.

Se o seu modelo de custeio sugere um preço alto, fora da realidade do mercado, vale a pena concentrar esforços na revisão do seu negócio, pois o preço alto apenas está refletindo o desequilíbrio entre a estrutura produtiva, nível de produção e o lucro.

As afirmações abaixo, embora sejam de conhecimento de todos, não devem ser analisadas isoladamente e sempre nos ajudam a refletir.

- para se obter receitas tem que vender, se não tiver preço competitivo, não vende.

- para se obter resultado, tem que gastar menos do que se recebe.

- Para formar o preço justo, todas as despesas devem ser repassadas ao preço.

- Se todas as despesas forem repassadas ao preço, o mesmo fica competitivo?

É comum ouvir dizer que não dá mais para cortar gastos, ou já se cortou tudo o que tinha que cortar, etc....então como é que o concorrente consegue vender mais barato? (e sobreviver...)

Cortar gastos significa gastar melhor, comprar melhor, comprar com planejamento, comprar com poder de negociação, comprar o necessário, simplificar, desburocratizar, organizar, planejar, controlar e direcionar melhor as atividades, investir em melhorias contínuas e em sistemas de informações confiáveis, reduzir estoques, ter uma estrutura equilibrada ao volume de vendas, fazer certo da primeira vez. Alguma vez já se mediu o custo do retrabalho? Quanto custa a estrutura disponível para cuidar daquilo que não foi bem feito?

Cortar gastos significa olhar mais para frente do que para trás, arregaçar as mangas e não deixar o tempo passar.

Cortar gastos significa cobrar resultados de toda a sua equipe, inclusive você, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário