sexta-feira, 25 de maio de 2012

E a Política Motivacional Gerou Prejuízos


"Reaja de maneira inteligente, até mesmo a um tratamento não inteligente."
Ditado Popular

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não se utiliza corretamente do conjunto de ferramentas da ADMINISTRAÇÃO. Administrar é decidir utilizando-se de Planejamento, Organização, Direção e Controle, e, na maioria das vezes, alguma desta ferramenta é mal aplicada.

Vejamos um caso interessante de um cliente que abusava do uso da ferramenta Controle. Aliás este meu cliente era um entusiasta desta ferramenta, tão entusiasta que às vezes pecava na utilização da mesma pela falta de visão do conjunto.

Imagine um doente com febre, ao tomar antitérmico a febre irá abaixar, mas a causa principal do problema não será resolvida. No caso deste meu cliente, que produzia apenas um produto, implantou um sistema de remuneração do pessoal da produção onde, dez por cento de redução no custo por produto, era convertido em premiação.

A ideia era aparentemente boa e os objetivos começaram a ser alcançados e, consequentemente, o pessoal da produção se tornava cada vez mais motivado e cada vez produzindo a custos mais baixo, mas o lucro não aparecia e o dinheiro desaparecera do caixa. O que ocorreu?

Simples, se implantou um indicador de forma isolada sem medir as consequências que o mesmo poderia gerar.

Como dito antes, este meu cliente produzia apenas um produto, então o custo total do mês dividido pela quantidade produzida, determinava o custo de produção por produto. Quanto mais se produzia ao mesmo custo total, devido à capacidade ociosa, menor era o custo unitário e, durante algum tempo, se percebeu que se podia produzir mais com a mesma estrutura produtiva, mas as vendas não acompanharam este crescimento, os estoques subiram e o dinheiro do caixa se tornou estoque. Lembrando que estoque só vira dinheiro depois de vendido, tem muito empreendedor que não percebe isto.

Neste cenário, um indicador mal aplicado gerou problemas no caixa e estoques. Faltou visão num conjunto de cenários e, consequentemente, um conjunto de indicadores para se premiar o pessoal da produção.

Uma visão mais estratégica poderia desafiar a produção a produzir a mesma quantidade numa estrutura mais enxuta, aí sim se obteria um custo mais baixo sem causar problemas de caixa e estoques, portanto empreendedor, fique atento ao implementar medidas motivacionais em sua empresa, para que isto não venha se tornar um problema no futuro, afinal,negócios foram feitos para ser rentáveis.



NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário