sábado, 19 de maio de 2012

Uns Resolvem, Muitos Aguardam a Solução


"A solução de um problema é o que o cliente espera de você, então, resolva o problema dele e sempre terá clientes"
Recebido pela internet

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não pensa como um que realmente deveria pensar, às vezes, sua preocupação está muito mais para dentro da empresa do que para fora da empresa, ou seja, O MERCADO.

Tive um cliente cujo os sócios eram muito bem sucedidos financeiramente e suas empresas iam muito bem, apenas fui contratado para revisar os procedimentos de uma área da empresa, o departamento de Formação de Preços. Não que estivessem com problemas, mas desejavam uma opinião de terceiros.

Eles tinham uma fazenda, além de muitas outras propriedades, mas certo dia, o filho de um dos sócios me procurou dizendo que no último final de semana fora para a fazenda com um amigo e, na hora de abrir aquele recipiente de água de 20 litros, perceberam o quanto era desconfortável abrir aquilo.

Mete faca para lá, puxa daqui, rasga dali e tudo bem, o recipiente foi aberto. Neste momento eles tiveram uma ideia, porque não inventamos algo para abrir isto? Deve ser barato e poderíamos ganhar algum dinheiro com as vendas.

Naquele final de semana gastaram energia montando um protótipo de um abridor de recipiente de água, da forma como idealizaram.

Na semana que se seguiu, me procuraram, já tinham a solução do problema, queriam apenas patentear a ideia e encontrar alguma empresa que fabricasse e lhe passassem os royalties.

Os ajudei no projeto e hoje eles ganham os royalties e, nem precisaram de grandes  investimentos, somente investiram na ideia e num ferramental, apenas agiram como "milionários", e fizeram acontecer.

Há um provérbio escocês que diz, “Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu”, meu caro leitor, em qual delas você se encaixa melhor? Afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

 

2 comentários:

  1. ola, bom dia, com certesa me encaixo as que fazem acontecer,estou sempre procurando, algo a mas para colocar na minha loja,novas parceria,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Maria Thereza, espero que passado alguns anos continuem assim. Sucesso e bons negócios!

      Excluir