sábado, 13 de abril de 2013

Hábitos Administrativos Saudáveis só Fazem Bem


“O ideal não é ter um funcionário de alta performance; é ter uma equipe de alta performance” 
Anderson Sant’Anna


(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor espera chegar uma determinada data para começar a mudar e, como num regime de um obeso, este dia demora a chegar, começando a mudar quando às vezes já se perdeu muito.

Há alguns anos senti fortes dores no peito e fui levado ao hospital, no qual fui tratado muito bem e passei por diversos exames, após a conclusão de que foi apenas um susto, recebi diversas recomendações da equipe médica que estava de plantão, como deixar de ser sedentário, emagrecer, mudar hábitos alimentares, etc. Enfim, procedimentos que todos sabem, poucos fazem e que só fazem bem à saúde.

Levando isto para o âmbito da Administração, percebo que há procedimentos saudáveis na empresa, que todos sabem, poucos fazem e talvez, os que sobrevivem, precisam de um aviso, como o que tive, para começar a mudar. Que tal começar a mudar antes de receber o tal aviso?

Seguem alguns procedimentos simples, saudáveis e que só farão bem para a sua empresa:

          - Gastar menos do que se arrecada;

          - controlar todas as entradas e saídas de recursos, sejam financeiros ou materiais;

          - valorizar o bem mais precioso que a empresa tem: o ser humano, são eles que fazem a empresa andar. Temos exemplos de grandes companhias, com patrimônios enormes, e com dificuldades também enormes. Valorizar sua equipe não é apenas dar cestas básicas e outros benefícios, mas manter um bom clima organizacional e também treiná-la.

          - investir na divulgação do seu produto, pois é a sua empresa que precisa aparecer para o mercado e não o contrário, aliás, o mercado está pouco preocupado com a sua empresa;

          - não centralizar muitas atividades contigo, delegar e ocupar a maior parte do seu tempo em planejamento estratégico, este será a força propulsora para o sucesso de sua empresa;

          - não perder tempo buscando os responsáveis pelas ações fracassadas, mas aprender com elas e corrigir rumos para não cometer os mesmos erros, pensar um pouco mais no futuro do que no passado;

          - entender que o único responsável e interessado pelo sucesso da sua empresa é você, por isso, pense estrategicamente e não espere que a sua equipe esteja morrendo de vontade de ajudá-lo, aliás, dependendo de um conjunto de fatores, a sua equipe poderá processá-lo quando deixar de fazer parte dela e, neste caso, lembre-se do conselho de tratar bem dela.

Enfim, não há a necessidade de “receber um aviso” para mudar hábitos e começar uma vida mais saudável para a sua saúde e a saúde de sua empresa, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias

edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)

Um comentário: