sábado, 2 de novembro de 2013

Quando da Crise se Cria Oportunidades

“Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que as pessoas de bem nada façam”
Edmund Burke

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor não consegue perceber ou transformar uma situação desfavorável em uma oportunidade.

Vejam alguns exemplos, onde clientes meus tiveram sacadas interessantes e conseguiram inverter cenários de forma positiva.

Há alguns anos, a Prefeitura de São Paulo regulamentou a comunicação visual através da lei Cidade Limpa. Ao ser sancionada a lei, a primeira ideia de meu cliente de comunicação visual foi: “vamos quebrar”. Após muita tensão, choradeira e tudo que de ruim pudesse ocorrer, foi percebido que, para regulamentar a comunicação visual, todas em empresas e comércios da cidade teriam que trocar a comunicação visual irregular por outra regular.

Eis que surge uma ideia, desenvolver kits, onde o mesmo contemplava desde a remoção até a instalação da comunicação visual regular. O meu cliente foi para o mercado e fechou muitos negócios. Durante os trabalhos, as paredes por trás da comunicação visual velha estavam degradadas, mais uma oportunidade, instalar placas de brise, transformando as paredes degradadas em belas fachadas, mais negócios foram fechados.

Outra situação interessante foi a de um outro cliente meu que terceiriza serviços de segurança de casas noturnas. O mesmo estava passando por uma situação difícil e surgiu um potencial cliente num bairro boêmio de São Paulo, onde várias casas do gênero ficam concentradas. O meu cliente, ansiosamente, foi fazer a visita e, depois de esperar por muito tempo no local, recebeu por telefone uma informação de que o tal potencial cliente não mais iria precisar de seus serviços. Chateado, saiu andando pelo bairro e vira outras casas noturnas, resolveu fazer a divulgação do seu serviço de porta em porta. Após alguns dias, três novos contratos fechados naquele bairro.

Agora vejamos a minha situação, em certo momento de minha carreira, fui demitido da multinacional em que trabalhava. Aos 38 anos fiquei assustado e preocupado, pois sabia das dificuldades de recolocação de uma pessoa nesta idade para aquela época. Comecei a procurar empresas para comprar e não achava nada que fosse de minha afinidade, afinal, eu não sabia fazer nada, pelo menos em termos de produto tangíveis. Fazer consultoria para mim era algo inimaginável, quem iria contratar um desconhecido no mercado?

Fui ao SEBRAE e, conversando com pequenos empresários que lá aguardavam ser atendidos, percebi o quanto insatisfeitos estavam com a prestação de serviço do órgão, então caiu a minha ficha, estes pequenos empresários não têm como contratar grandes consultorias, mas podem me contratar por um valor mais acessível e, se eu tiver vários projetos em andamento, posso faturar algo. Não deu outra, muitos negócios foram surgindo, indicações, marketing e etc. A Planecon Estratégias (www.consultoriaplanecon.com.br) está há 12 anos no mercado.

Caro empreendedor, se o seu negócio não vai bem, várias razões podem explicar, mas a falta de percepção de oportunidades pode ser um fator relevante. Saia do tradicional e tente enxergar o mercado por outra lógica, nem tudo está perdido e, uma perda, pode ser uma excelente oportunidade, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
www.consultoriaplanecon.com.br
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br


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