'A imaginação é muito mais importante que o
conhecimento'
(Albert Einstein)
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor acredita que ter um
produto de qualidade com um preço baixo é a chave do sucesso. Fico triste em
ouvir isso, inclusive de uma faculdade de Administração paulistana em seu
comercial de TV. Por quê? Porque só isto não vende!
O empreendedor deve buscar o
nível da qualidade que o mercado deseja, nem mais, para não encarecer o produto,
nem menos para não passar por dificuldades comerciais, deve ser na medida
certa, mas as suas ações de marketing e a interação com o mercado devem ser
fartas.
Vamos analisar um caso, muito
interessante, que aconteceu comigo. Fui contratado por um cliente que produzia
equipamentos eletrônicos. Eram dois sócios e, com o passar de alguns anos
trabalhando juntos, já estavam com seus relacionamentos desgastados.
No meio do projeto fui surpreendido
com a notícia de que a sociedade estava sendo desfeita, o sócio A me disse que
enquanto ele se dedicava a produzir equipamentos com qualidade e buscar
incessantemente reduzir os custos, o sócio B não participava do negócio,
chegava meio dia para trabalhar, implicava com ele com os atrasos da produção,
etc. Enfim estava comprando a parte do sócio B.
O sócio B não me disse nada a
respeito do A e apenas me contratou para ajudá-lo a montar a sua nova empresa.
Plano estratégico, econômico, financeiro, recursos humanos, etc.
Esta nova empresa do sócio B
seria uma revendedora dos mesmos equipamentos da empresa A, e ainda buscaria
novas parcerias para vendas de outros tipos de equipamentos.
Passado algum tempo, o ex-sócio A
começou a passar por uma série de dificuldades e culminou no fechamento de sua
empresa. Faliu! O ex-sócio
B, do qual era o meu cliente, cresceu, passou a vender equipamentos de diversas
marcas e até hoje está muito bem no mercado.
Qual o segredo do ex-sócio B?
Interação com o cliente, capacidade de construir grandes redes de
relacionamentos, forte penetração em grandes clientes, enfim, fechar
negócios.
Qual o problema do ex-sócio A?
Não saber fazer o que o ex-sócio B sabia, criticá-lo por isso, não querer tê-lo
mais como sócio e não saber fechar negócios.
Caro empreendedor, veja o quanto
é importante ir à luta e fechar negócios, não esperar que basta
ter um bom produto e preço baixo que os clientes cairão do céu, que o mercado
ficará desesperado em ter o seu produto (há exceções, mas...), que as coisas
acontecerão por si só. Faça uma reflexão e veja com qual dos ex-sócios você se
parece mais e verifique se há um equilíbrio entre produzir e fechar negócios em
sua empresa, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
O sucesso na verdade é um conjunto de fatores, mas, profissional técnico tem um perfil totalmente diferente do profissional da área comercial. O que se deve buscar é o consenso entre as duas partes.
ResponderExcluirEx.: Quantidade vendida X capacidade de produção.
O gerenciamento transparente evita em 90% este tipo de ruptura nas sociedades.
Detectados esta falha no relacionamento dos sócios, deveria ter sido feito um trabalho de RH na empresa.
Abraço.
Olá colega, obrigado pelo prestígio. Este cenário é muito comum nas pequenas médias empresas, tanto por falta de informação quanto pelo excesso de vaidade, solução há, certamente, e a que você sugeriu é perfeita, mas se o doente não reconhecer que tem problemas e não procurar ajuda, arcará com as consequências. Um grande abraço!
ExcluirExatamente isso amigo,excelente dica para nossos empreendedores que se preocupam em ampliar seus conhecimentos, e buscar soluções para enfrentar o mercado que esta cada dia mais competitivo.
ResponderExcluirOlá Edilson, obrigado pelo prestígio. Um grande abraço!
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