"Um raciocínio lógico leva você de A à B.
Imaginação leva você a qualquer lugar que quiser”
(Albert Einstein)
(Todas as postagens foram baseadas
em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor acredita fortemente que o
seu ramo já está “batido” e que ele
precisa urgentemente mudar de ramo. Não desaprovo esta tese, mas recomendo
antes, fazer uma boa reflexão sobre o tema, pois a conclusão desta tese pode
estar equivocada.
Há muitos casos onde, a conclusão
de mudar ramo, foi decidida mais na emoção do que na razão. Na maioria dos
casos um grande problema ocorreu.
Tive um cliente que tinha um
negócio que faltava um pouco mais de agressividade no marketing, mas não era
perfil dos sócios tal agressividade, me contrataram e pediram uma opinião sobre
um novo negócio que queriam abrir.
Após alguns estudos, cheguei à
conclusão que bastava incrementar o negócio atual para que pudesse ter um
crescimento econômico. Mas a emoção dos sócios falou mais alto, não gostaram da
minha opinião e partiram para um novo negócio
Depois de algum tempo fui
recontratado por eles para ajudá-lo a rever o novo negócio, que não estava
emplacando e, agora, além de ter um negocio não rentável, também haviam
contraído dívidas enormes.
Voltaram para o negócio anterior,
aliás, por uma estratégia bem elaborada, não pararam o antigo negócio. No
antigo negócio voltaram a trabalhar na mesma toada, só que agora com uma dívida
enorme para ser paga em muitos anos e, como se não bastasse, com os nomes dos
sócios incluídos nos órgãos de proteção ao crédito.
Por que isso acontece? Isto
acontece porque a decisão foi tomada mais por desespero e emoção do que com a
razão e, na falta de diagnóstico correto, não perceberam que o problema não era
o setor que atuavam, mas sim a forma como atuavam. Sendo assim, ao partirem
para a nova empreitada, levaram consigo todos os problemas administrativos que
tinham.
Caro empreendedor, quantas vezes
os senhores já pararam para refletir se a forma como conduzem os seus negócios
está adequada? Há muitos empreendedores que apenas avaliam os seus negócios
pelos resultados, mas já vimos enormes impérios empresariais saírem do mercado,
o que demonstra que obter bons resultados não é garantia de perpetuidade.
Então, caro empreendedor, que tal
fazermos uma reflexão para identificarmos se estamos agindo de acordo com as
boas práticas do mercado, atualizados com as novas tecnologias, alinhados com
os novos estilos de lideranças para, racionalmente, tomarmos os novos rumos para
os negócios, seja ele um novo negócio ou o mesmo, afinal, negócios foram feitos
para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário