"Somente os fortes sobrevivem”
Darwin
(Todas as postagens foram
baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor acredita fortemente que o
seu ramo de atividade é problemático e é quase impossível uma forte penetração
no mercado, principalmente devido à forte concorrência, mas será que este
cenário não poderia ser revertido com um bom Planejamento Estratégico de
Marketing?
Não podemos duvidar desta
poderosa ferramenta se bem utilizada: Planejamento Estratégico de Marketing.
Recentemente, uma grande empresa francesa
lançou um produto, muito pulverizado no mercado, ou seja, diversas marcas e um
produto encontrado em qualquer lugar, neste caso não se trata de uma novidade e
nem algo revolucionário que mudarão as vidas das pessoas.
Este produto novo não tem nenhum
diferencial em relação à concorrência, ou seja, é exatamente o mesmo produto e,
em alguns pontos de vendas, tem até o seu preço maior do que muitas marcas.
De uma maneira bem criativa, esta
empresa procurou divulgar o seu produto demonstrando as qualidades do mesmo,
sempre lembrando que não difere das demais muitas marcas do mercado.
Estou me referindo do sensacional
lançamento, com repercussão nacional, de uma nova marca de água mineral, isto
mesmo, água mineral e sem diferencial:
-
a mesma composição dos concorrentes, duas porções de hidrogênio e uma porção de
oxigênio;
-
embalado na mesma embalagem dos concorrentes, uma garrafa plástica;
-
contendo os mesmos volumes dos concorrentes: meio litro, um litro e meio e seis
litros;
-
a mesma classificação dos concorrentes: água mineral fluoretada e radioativa na
fonte e outros mais...
O lançamento foi um sucesso e já esár
entre os mais vendidas do país.
Qual foi o segredo deste sucesso?
O Planejamento
Estratégico de Marketing, isto mesmo, alguém dentro desta empresa
conhece o poder e a necessidade da divulgação da marca.
Caro empreendedor, será que os
seus recursos não estão sendo mal aproveitados e deixando de lado esta poderosa
ferramenta, o Planejamento Estratégico de Marketing, em segundo ou terceiro
plano? Lembre-se que não basta montar um negócio e esperar os clientes
aparecerem, é importante informá-los que o seu produto ou serviço existe e,
assim como você investiu no processo fabril, deve também investir no processo
de divulgação, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS
PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
tudo a ver.
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