sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nem Toda Ajuda É Bem Vinda!

"Quem não sabe suportar contrariedades nunca terá acesso às coisas grandiosas"
Ditado Popular

(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor confunde o seu negócio com instituição de caridade.

Vejamos alguns exemplos que tenho deparado em meus trabalhos:

- o empregado gasta mais do que recebe, entra em dívida com o banco, cartão de crédito ou quaisquer outras, por que a empresa deve resolver o problema dele? Não seria melhor já prepará-lo para não depender da empresa? Infelizmente, nos dois lados, muitos não entendem isto e o empreendedor acaba resolvendo um problema que não é da empresa. Quando isto acontece, a tendência de voltar a acontecer aumenta e o dia que o empreendedor resolver deixar de ajudar o funcionário ou um outro, não importa a razão, terá grandes dificuldades em lidar com o problema, tirando energia do negócio para buscar LUCRO, para administrar conflitos evitáveis.

- o empregado tem o direito de receber seguro-desemprego e, por esta razão, o novo empregador acorda com o mesmo de não registrá-lo enquanto o direito de receber o seguro houver. Neste caso, além de ser conivente com um ato de corrupção, corre sérios riscos trabalhistas com o funcionário acordado. Lembre-se que a relação empregado e empregador é semelhante a um casamento, no dia do casamento ninguém imagina que poderá haver separação e, o mesmo, pode terminar em partilhas de bens injustas. Lá se vai mais energia para resolver problemas que não dão LUCRO. Sobre receber o seguro-desemprego sem o devido direito, o que é muito comum, não justifica alegar que em Brasília se faz pior, o importante é não participar de atos corruptos.

- o empregado não quer ser registrado por várias razões, e o empregador aceita e ainda se livra dos encargos trabalhistas. O risco existe e toda a diferença economizada poderá ser paga com juros e honorários de advogados. Lembrando que em causas como estas, levam o empregador a mudar foco dos negócios, que é buscar LUCRO para focar em suas defesas.

Enfim,  em inúmeras situações onde o empreendedor imagina estar motivando seus funcionários, ele pode estar armando um grande problema para resolver no futuro e com risco de um custo e desgaste maior. A empresa existe para dar LUCRO, CRESCIMENTO e PERPETUIDADE, deixe as ações filantrópicas para quem de direito, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.




NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário