sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quando Focamos no Problema, Esquecemos da Solução


NÃO SOMOS JULGADOS PELOS NOSSOS ESFORÇOS, MAS PELOS NOSSOS RESULTADOS
(Edson Carlos de Oliveira)


(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor foca muito mais o problema do que a solução.

Vejam alguns cenários de alguns clientes em características similares:

Um cliente meu gostaria de dispensar o seu vendedor porque não cumpria o horário de trabalho, quando na realidade este vendedor era o melhor da equipe e conseguia trazer resultados que os demais não conseguiam. O que é melhor? Um vendedor “rebelde” que traz resultados ou um vendedor “cordeirinho” que não traz resultados? Um vendedor com as duas características é o sonho de muitos empreendedores, mas encontrá-lo não é fácil e, quando se encontra, nem sempre se pode pagá-lo.

Outro cliente meu tinha um problema gravíssimo com um cliente dele e este, gostaria que determinado valor fosse resolvido. Pela pressão do cliente dele, se fugia e se protelava cada vez mais a solução do problema, isto devido às dificuldades financeiras, quando de repente, se tem uma ideia, por que não apresentar um produto alternativo? Ao se apresentar o produto alternativo, o credor se empolgou, gostou da ideia e até aumentou o pedido. Neste caso, o mal estar foi resolvido, o cliente foi recuperado e, ainda, se obteve mais negócios com o mesmo.

Quando a lei “Cidade Limpa” entrou em vigor em São Paulo, empresas de comunicação visual só conseguiam enxergar prejuízos, falências e tudo de pior. Poucos foram os que se prepararam para oferecer um produto que se adaptava à nova lei, uma vez que quase cem mil estabelecimentos comerciais e industriais teriam que se adaptar a esta nova realidade. Quem se estruturou e se preparou não se arrepende até hoje daquele momento, pois muitos trabalhos e clientes foram conquistados para que as empresas se adaptassem à lei. Foi uma oportunidade de bons negócios àquilo que parecia um problema.

Caro empreendedor, o velho ditado onde diz “só não há solução para a morte”, também é uma grande oportunidade para as empresas responsáveis pelo sepultamento e floriculturas, então, sugiro começar focar mais em soluções e menos em problemas, pois o futuro do seu negócio está nas soluções.

Tente enxergar o que a maioria não consegue e, certamente, o seu diferencial de mercado já estará sendo formado, não se esqueça de informar o mercado sobre o seu diferencial, ele não é obrigado a descobrir isto e, talvez, nem esteja interessado em procurar, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)



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