sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Valor dos Estoques


TENHA SEMPRE EM MENTE QUE NOSSA PRÓPRIA DETERMINAÇÃO DE SER BEM-SUCEDIDO É MAIS IMPORTANTE QUE QUALQUER OUTRA COISA
(Abraham Linconl)


(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor foca o controle em algumas coisas e se desatenta em outras, que pode estar sendo o ralo por onde escapa o resultado de seu trabalho.

Já disse em outra oportunidade que muitos empreendedores têm um carinho todo especial por controlar o caixa de sua empresa, o que está perfeitamente correto, mas se esquecem de controlar outros focos de perda de dinheiro.

O estoque tem sido o vilão para muitas empresas que presto consultoria, às vezes, o empreendedor está preocupado com o caixinha da secretária e nem dá a devida importância para os seus estoques, que podem estar altos, em poder de terceiros, sendo desviados, etc...

Vamos rever um exemplo muito simples de controle de estoques. Numa determinada data, faça uma contagem de quantos itens você tem estocado. Numa segunda data, faça novamente esta contagem. Este procedimento também é conhecido como inventário ou balanço.

Suponhamos que para um determinado produto você tenha contado na primeira data dez itens, vamos denominá-lo de estoque inicial (EI).

Agora vamos supor que na segunda data, após a contagem, se detectou que a quantidade deste item seja cinco, vamos denominá-lo de estoque final (EF).

Durante o período das duas contagens, sabemos que foram comprados e/ou produzidos sete itens, vamos denominá-lo de entradas (E).

Com estas três variáveis, ou seja, o estoque inicial (EI), o estoque final (EF) e as entradas (E), podemos aplicar a seguinte fórmula:

S = EI + E – EF, ou seja, Saídas = Estoque Inicial + Entradas – Estoque Final

Ao aplicar a fórmula acima com os números supostos, concluímos que entre uma contagem e outra, doze itens saíram do estoque. Se isto for verdadeiro, temos um estoque sob controle, se isto não for verdadeiro, tenha duvidas em relação a quem cuida do seu estoque, pois o ralo pode estar aberto e o seu resultado pode estar vazando. Cuide com carinho do seu estoque, pois é dinheiro que saiu do seu tão cuidado caixa, e não é porque deixou de ser caixa que deixou de ter valor.

Lembre-se, a parte do seu dinheiro que virou estoque está em poder de outras pessoas, que não são do seu departamento financeiro ou a sua secretária, pode ser uma pessoa mal orientada, mal intencionada, um terceiro desorganizado ou com má fé, cuidado, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS

Edson Carlos de Oliveira
Consultor de Custos e Estratégias
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
www.consultoriaplanecon.com.br (atendemos todo o Brasil)


2 comentários:

  1. a matéria poderia ser mais completa e objetiva.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desconhecido, obrigado pelo carinho e prestígio. Lembro que a proposta do blog não é dissertar sobre um caso acadêmico, mas sobre situações pontuais sobre a minha vivência em consultoria. Todas as postagens são baseadas em fatos reias, conforme o alerta que sempre deixo no início do blog. Sucesso e bons negócios!

      Excluir